Novo Sindicato será criado para representar profissionais da Educação de Boa Vista

O Sindicado dos Profissionais da Educação Municipal de Boa Vista está em fase de fundação e deve ser oficializado em fevereiro. – Fotos: Divulgação

Profissionais da Educação de Boa Vista estão se organizando para fundar um novo Sindicato, representativo de diversas áreas e categorias. Um grupo tem se reunido periodicamente para tratativas, organização, planejamento e debates sobre a criação do Sinpem (Sindicado dos Profissionais da Educação Municipal de Boa Vista).

A criação e fundação, do Sinpem surge da necessidade dos profissionais da Educação em terem amparo legal e jurídico para fiscalizar os recursos da Educação Municipal, a exemplo do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), e reivindicar valorização salarial, melhores condições estruturais, novos concursos públicos, entre outros direitos, junto à Prefeitura de Boa Vista.

A primeira reunião da Comissão de Criação e Fundação do Sinpem ocorreu no dia 10 de janeiro e a segunda no dia 20. Inicialmente, o nome do novo sindicato sugerido pelos integrantes da comissão foi a sigla Sindpem, mas devido já existir um sindicato em Roraima com nome e sonoridade similar, o Sindicato dos Policiais Penais de Roraima, e, buscando evitar confusão e ruídos de comunicações futuras, o grupo optou e definiu por alterar o nome, ficando Sinpem.

O Sinpem tem como proposição e finalidade centralizar as demandas por direitos específicos dos Profissionais da Educação Municipal de Boa Vista, bem como a fiscalização dos recursos relacionados às áreas e setores da Educação.

“Precisamos de um sindicato atuante para realizar campanhas pelos direitos de todos os profissionais da educação municipal, sem excluir nenhum trabalhador. E além, a constituição de uma entidade visa justamente a gente abraçar a luta pela fiscalização e, de fato, obrigar o Município a apresentar as contas de forma transparente”, disse o professor Círio Ricardo, membro da Comissão de Criação e Fundação do Sindicato.

A professora Regy Carvalho, que também inetgra a comissão, destacou a importância da criação do novo Sindicato.

“Para fortalecer nossa luta pela preservação dos direitos dos profissionais da Educação, buscando pressionar tanto a administração pública, visando uma ampliação mais eficaz dos recursos do Fundeb, quanto a Câmara Municipal, a fim de assegurar a fiscalização rigorosa sobre o destino dessas verbas. Além, de claro, exercermos pressão sobre a Secretaria Municipal de Educação para garantir a manutenção e a proteção dos direitos fundamentais de todos Profissionais da Educação”, pontuou a educadora.

“Porque precisamos de pessoas compromissadas com a luta pelos nossos direitos e com a representação de todas as classes da Educação Municipal”, complementou o cuidador Jenylson Cley.

A Comissão Organizadora de Criação e Fundação do SINPEM pretende marcar a Assembleia Geral, já para segunda semana de fevereiro (com data e hora prévia e amplamente dulvugado nos meios de comunicação e redes sociais em geral), no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima), para a constituição e oficialização do Sinpem. A entidade promete começar com aproximadamente 1 mil sindicalizados.

 

Veja também

Topo