Centro garante melhor idade saudável a idosos com diversas atividades

Centro oferece diversas atividades socioassistenciais que vão da hidroginástica, informática, artesanato, fisioterapia, alongamento, alfabetização às atividades culturais. – Fotos: Fernando Oliveira

Garantir o bem-estar, a dignidade, a proteção e o acolhimento às pessoas idosas são alguns dos objetivos do Governo de Roraima. Parte desse trabalho é feito por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), que oferece um conjunto de políticas voltadas ao público acima de 60 anos de idade.

O órgão possui ferramentas para atender a população nesta faixa etária com diretrizes próprias.

Uma delas é o Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa), que atua de forma preventiva junto ao público. Hoje, 856 idosos usuários do sistema, participam de atividades voltadas à promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

De acordo com o gerente do Ciapi, Eude Brito, explica como funciona o atendimento dentro das unidades.

“Atualmente são ofertados serviços de saúde: médico, fisioterapia, enfermagem, Terapia ocupacional, serviço social e psicologia. Também são desenvolvidas atividades de oficinas de capacitação, terapia ocupacional, cultura, esportes e geração de renda, como o aprendizado de artesanato, ateliê, dança de salão, informática, canto coral, hidroginástica, alfabetização, horta sustentável.

O Centro ainda promove eventos e atividades culturais internas e externas com vistas à integração de usuários, sociedade e familiares”, enfatizou.

Uma das usuárias do programa é Maria da Conceição, de 73 anos. Ela afirmou que já frequenta o centro a nove anos, e o lugar representa muita alegria e felicidade em sua vida.

“Aqui temos muitas atividades, saúde, alegria. Gosto muito desta casa, me sinto bem aqui, nós dançamos, fazemos apresentações de música e nos levam para conhecer vários lugares. Eu tenho mais saúde nesta casa”, disse.

O Centro Integrado conta com 217 servidores entre cuidadores, profissionais de saúde e de referência do SUS (Sistema Único de saúde).

Segundo a terapeuta ocupacional, Suelen Tamiles, por uma equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos pela manhã e tarde, totalizando em torno de 1.500 atendimentos de saúde mensal.

“O centro oferece diversas atividades socioassistenciais que vão da hidroginástica, informática, artesanato, fisioterapia, alongamento, alfabetização às atividades culturais. Para que eles entrem nessas atividades de maneira adequada, é necessário fazer uma triagem com a equipe de saúde, que irá verificar a condição social, psicológico, encaminhamento médico, e assim construir uma rotina saudável para o idoso”, destacou.

O Ciapi

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa foi criado em 27 de novembro de 2012. No centro, são ofertados serviços de saúde com atendimentos médicos, de fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social e psicologia.

Também são desenvolvidas atividades de oficinas de capacitação, cultura, esportes e geração de renda, como o aprendizado de: artesanato, ateliê, dança de salão, informática, canto coral, hidroginástica, alfabetização, horta sustentável.

O Centro ainda promove eventos e atividades culturais internas e externas com vistas à integração de usuários, sociedade e familiares.

Abrigo de idosos

Outro instrumento do Estado para casos mais críticos é o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira.

A unidade possui atualmente 36 idosos em situação de vulnerabilidade social e sem referências familiares, sendo o último recurso do Estado quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento do idoso. Este tipo de acolhimento institucional só é realizado mediante processo criterioso de iniciativa do Poder Judiciário.

Joselinda Lotas

 

Veja também

Topo