O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima recebe doadores voluntários do Ministério Público Estadual em ação que será realizada neste sábado, 27, na recepção da unidade, que fica no bairro Aeroporto. A doação coletiva será no período de 7h30 a 11h30.
A ideia é reforçar os estoques de todos os tipos sanguíneos, levando em consideração principalmente a aproximação do período das festas de carnaval em todo o Estado.
O Hemoraima é responsável por fazer o abastecimento de bolsas de sangue das redes hospitalares pública e privada.
“O nosso parceiro [Ministério Público] vem somar nessa causa. Se você não pode doar sangue de segunda à sexta, pode se programar para vir fazer essa doação [no sábado]”, destacou a assistente social do setor de Captação de Doadores do Hemoraima, Hellen Bessa.
Segundo ela, o Hemoraima está estabelecendo um fluxo para manter o estoque antes das datas festivas de carnaval, e garantir que os pacientes que estão nas unidades hospitalares recebam as bolsas de sangue.
Quem pode doar?
Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
Doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação.
“Você precisa ter dormido no mínimo seis horas, é necessário trazer o seu documento oficial físico em mãos ou digitalizado, não pode estar apresentando nenhum sintoma gripal e as pessoas precisam estar bem alimentadas, com o mínimo de gordura”, ressaltou Hellen.
O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.
Suyanne Sá