Aldenor Pimentel é eleito para a Academia Roraimense de Letras

Ele ocupará a cadeira número 7, que ficou vaga com a condução de Alcir Gursen de Miranda a sócio honorário. – Foto: Marcio Lavor

O escritor boa-vistense Aldenor Pimentel é o mais novo membro da Academia Roraimense de Letras (ARL). A decisão foi tomada pelo Conselho Geral da entidade no dia 29 de maio. Ele ocupará a cadeira número 7, que ficou vaga com a condução de Alcir Gursen de Miranda a sócio honorário e tem como patrono Mário Linário Leal, membro fundador e primeiro presidente da ARL.

Aos 39 anos, Aldenor Pimentel será o integrante mais jovem da composição atual da Academia Roraimense de Letras. Para ele, sua entrada para a ARL representa o reconhecimento de sua atuação como escritor, gestor cultural e militante da cultura. “É uma honra para mim. Espero dar continuidade ao meu trabalho, agora pela academia, para o desenvolvimento da literatura local e o incentivo à leitura em Roraima”, disse.

Jornalista, escritor e cineasta, Aldenor Pimentel publicou, entre outras obras, os livros “A inacreditável história do milho gigante” e “O jogo da democracia”. Inspirado no livro, o filme de animação “A inacreditável história do milho gigante” ganhou sete prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior. “O jogo da democracia” foi referência no Vestibular 2024 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O autor também recebeu cerca de 70 prêmios em concursos literários nacionais e internacionais.

Desde 2016, o escritor coordena o Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, aprovado no edital Prêmio Pontos de Leitura 2023, do Ministério da Cultura. No Espaço, coordena ações de incentivo à leitura, tais como os projetos “Concurso Literário Palavradeiros” e “Literatura a Caminho”, este último aprovado no edital Rumos Itaú Cultural 2017-2018.

De 2016 a 2018, foi titular do Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), do Ministério da Cultura.

Atualmente trabalha na Editora da UFRR, onde já exerceu os cargos de diretor, presidente dos conselhos Administrativo e Editorial e coordenador do projeto de extensão Concurso “Literatura de Circunstâncias”.

Em sua dissertação do Mestrado em Letras da UFRR, realizou pesquisa sobre a história da Literatura de Roraima.

Fundada em 1989, a Academia Roraimense de Letras elegeu ainda recentemente como novos integrantes o escritor José Henrique Ferreira Leite, as professoras Ilma Xaud e Maria das Graças Magalhães e o cantor e compositor Neuber Uchôa.

Topo