Bonfim: IFRR certifica mais de 40 mulheres no curso de salgadeiro

Serão certificadas 43 mulheres integrantes do Programa Mulheres Mil. – Foto: Ascom/IFRR

Nesta sexta-feira, 28, a partir das 19h, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAB), realiza a solenidade de certificação de duas turmas do curso de salgadeiro, em que serão certificadas 43 mulheres integrantes do Programa Mulheres Mil. As turmas foram capacitadas no período entre abril e junho de 2024.

O curso de salgadeiro visa qualificar mulheres para elaborarem massas e recheios para salgados, bolos, pães e pizzas, além de modelarem e acondicionarem, de forma segura, diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as normas e os procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, de qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

Para a supervisora do curso no CAB, Jullyandry Coutinho, o programa oportuniza a mulher a despertar sonhos. “Com a busca de formação, qualificação e aperfeiçoamento de suas habilidades, a mulher tem oportunidade de empreender e obter uma renda auxiliar, ou sua própria independência financeira”, disse.

Conforme a Diretora do CAB, Eliana Lima, a unidade está muito satisfeita com mais uma certificação. “Sabemos da relevância do programa, tendo em vista o seu público alvo. Com certeza, o curso de salgadeiro que foi executado no campus, trouxe muita inspiração, motivação e perspectiva para as mulheres do município de Bonfim. E isso nos deixa muito felizes, pois estamos contribuindo com a vida dessas mulheres, ao mesmo tempo em que nos fortalecemos enquanto instituição no cumprimento da nossa função social”, disse a diretora.

Quem também concorda que o curso foi uma grande oportunidade, é a aluna Vanda Ana da Silva, uma das 43 concluintes do curso. Indígena de etnia wapichana, Vanda confessa que o curso foi muito gratificante. “Aprender os salgados, provar comida que nunca tinha comido, como o quibe árabe […] e fazer melhor o que se sabe na produção dos alimentos e nas outras disciplinas”, contou a estudante, revelando que o conteúdo que mais marcou em sua formação foi sobre planejamento financeiro.

Mulheres Mil

Desenvolvido no âmbito do programa Qualifica Mais, do governo federal, o programa foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do Programa Mulheres Mil é promover formação profissional e tecnológica a mulheres em situação de vulnerabilidade social em articulação com o aumento da escolaridade, especialmente das regiões Norte e Nordeste do País. Para isso, atua para garantir acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e com a vocação econômica das regiões.

Ao ser instituído nacionalmente por meio da Portaria 1.015 do MEC, de 21 de julho de 2011, e se transformar em programa de cobertura nacional, o Mulheres Mil amplia também seu escopo inicial de oferta de educação profissional e tecnológica. Além dos cursos de formação inicial e continuada qualificação profissional, inclui em sua oferta os cursos de educação profissional técnica de nível médio.

 

Topo