Nesta quinta-feira, 25, foi lançado o Programa Compromisso Estadual Alfabetizando Hoje, uma iniciativa do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Consed (Conselho Nacional de Educação) em parceria com a Undime-RR (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima (Undime-RR).
O evento representa um passo importante na busca pela melhoria da educação em Roraima, refletindo um compromisso coletivo com o futuro das crianças e com a qualidade do ensino no estado.
O evento, com abertura no auditório do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Iracema e em seguida com lugar para os encontros formativos na Escola Iracema Aguiar Pereira, destinado a professores e equipes gestoras de escolas municipais de ensino fundamental (1º ao 5º ano).
A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária-adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, da secretária municipal de Educação de Iracema, Syrlândia Gomes, da Presidente da Undime-RR, Alsione Sulbaran, e das coordenadoras do Compromisso, Stela Damas e Maria de Lourdes Almeida.
Em discurso, a secretária Raimunda destacou a importância do Programa para o futuro das crianças roraimenses: “Que sejam dois dias de muita aprendizagem, que os professores possam discutir, sempre lembrando que a formação continuada precisa de discussão, principalmente por não se tratar de uma grade fechada, mesmo sendo uma proposta nacional, é preciso que o professor pare para discutir os problemas que acontecem no contexto da sala de aula”, disse.
A iniciativa visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a meta 5 do PNE (Plano Nacional de Educação). Além disso, busca a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização, para todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, considerando o impacto da pandemia de Covid-19.
Coordenadora estadual do compromisso pelo Consed, Stela Damas enfatizou a necessidade de apoio conjunto: “O compromisso possui uma grande agenda, que começa falando da formação do professor, mas também aperfeiçoa o regime de colaboração entre estados e municípios, aproximando a Undime e o Consed, e trata de uma elaboração de recomposição de aprendizagem para Roraima como território e não como governo”, afirmou.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a várias oficinas temáticas, incluindo a apresentação do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, discussões sobre currículo e planejamento, e a alfabetização na perspectiva do letramento e recomposição da aprendizagem. Essas atividades foram projetadas para capacitar os professores abordando as especificidades da formação do professor relacionadas à alfabetização e à recomposição de aprendizagem.
A presidente da Undime-RR, Alsione Sulbaran, destacou a relevância das formações continuadas. “O plano não é para aparecer um número positivo nos índices, mas para atingir aqueles que passaram três anos sem estudo suficiente durante a pandemia”, afirmou.
Um dos participantes, o professor e gestor escolar, Antônio Fernando Castro, expressou entusiasmo com o programa. “Os professores adquirem conhecimento e repassam para seus alunos, é muito gratificante e muito louvável a atitude da secretaria de educação”, declarou.
A formação continuada prossegue até esta sexta-feira, 26, com atividades focadas na avaliação da aprendizagem.