Cuidar da saúde durante a gravidez é uma manifestação de amor próprio. Com o intuito de estimular essa prática, a Unidade Básica de Saúde Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, proporcionou nessa terça-feira, 16, uma série de serviços para as gestantes. Entre eles: escalda pés, conversas com profissionais, palestras sobre amamentação e pré-natal, sessões de automaquiagem e atendimento odontológico.
O evento foi um sucesso, reunindo 47 mulheres para um dia voltado especialmente para elas. A diretora da UBS, Shirley Souza, afirma que esta ação visa sensibilizar essas mulheres e orientá-las sobre a importância desse cuidado pessoal.
“Isso porque elas precisam olhar para si mesmas e para o neném que estão carregando, pois a saúde vem em primeiro lugar. Além dessa atividade, nossa UBS atende diversas gestantes todos os dias, onde acompanhamos todo o desenvolvimento da criança desde o ventre”, declarou.
Quem cuida, precisa de cuidado
Antes de abrigarem um bebê, essas mulheres são moradas de si mesmas. Logo, todo apoio é fundamental para a saúde física e mental delas. Odalys Cristiany, uma das gestantes usuárias da UBS, disse estar feliz com essa rede de apoio e cuidado com a saúde gestacional.
“Minha gravidez não está sendo fácil. O cansaço, às vezes, impossibilita você de se arrumar. E essa fase que estamos passando traz muitas mudanças no nosso corpo, os hormônios afetam também a autoestima. Estou achando ótima essa ação, porque uma maquiagem pode fazer com que a gente se sinta melhor, mais bonita. E isso não tem preço”, relatou Odalys.
Mãe de dois
Nesta semana, o Família Que Acolhe (FQA), programa da prefeitura voltado para assistência integral à primeira infância, focou seus holofotes para as mamães que desempenham com vigor o papel de cuidar de alguém e se esforçam para fechar as cortinas com aplausos da sociedade.
Um grande exemplo do sucesso do programa é Naylla Matos, conhecida como ‘Miss Simpatia’ na UBS. Ela, que está esperando seu segundo filho, faz o pré-natal na unidade e também é acompanhada pelo programa desde sua primeira gestação.
“Nenhuma gravidez é igual. Sempre tem suas diferenças. E para mim é muito bom ser acompanhada pelo Família Que Acolhe há 4 anos, somado com a UBS pertinho da minha casa. Elas passam informações que ainda não sabemos, tiramos dúvidas, além de termos contato com outras gestantes. Me sinto apoiada de todos os lados e fico muito feliz por isso”, declarou.
Ana Luiza Cardoso