Em 2022, o Governo de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), concluiu com êxito todas as ações voltadas para garantir aos produtores e sociedade sobre serviços essenciais para a manutenção da sanidade na agricultura e na pecuária, beneficiando a segurança alimentar e assegurando a saúde pública no Estado.
O potencial agropecuário de Roraima foi valorizado com ações de educação sanitária, fiscalização e inspeção. A Aderr também garantiu serviços para atender com qualidade e presteza ao homem e à mulher do campo, se consolidando como órgão parceiro do produtor rural.
O governador Antonio Denarium explicou que durante a gestão, o órgão focou em realizar ações de forma contínua, com atendimento de qualidade e eficiência na capilaridade nos municípios do interior do Estado.
“O Governo realizou muitas ações de fortalecimento da agricultura em Roraima, algumas de domingo a domingo. Os escritórios da Aderr nos municípios facilitaram o trabalho dos agricultores e pecuaristas, que puderam resolver suas demandas de forma rápida sem precisar se deslocar até a capital”, declarou.
Atendimentos
De janeiro a dezembro de 2022, segundo dados da Agência foram realizados 28.183 atendimentos a produtores nas UDAs (Unidades de Defesa Agropecuária e nos EACs (Escritórios de Atendimento à Comunidade em todo o estado, que tiveram demandas resolvidas pelo corpo técnico da Aderr em vários serviços prestados diariamente.
Dentre estes serviços, a Aderr emitiu 28.219 GTAs (Guias de Trânsito Animal) e foram vacinados contra brucelose 39.210 animais. No setor da Educação Sanitária, a agência realizou 226 atividades, dando apoio aos produtores com o repasse de conhecimentos importantes para o dia a dia no campo.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destacou o número de propriedades ativas cadastradas no órgão de regulação, que hoje são 13.440; em 2020, eram apenas 11.665, um aumento de 1.785 novas propriedades com exploração agropecuária.
“É um grande avanço com mais produtores sendo atendidos com o apoio do governador Antonio Denarium, que tem investido muito nas ações de defesa agropecuária, visando o desenvolvimento seguro desse setor que é muito proeminente na economia roraimense”, disse
Mais produtores
Em relação aos dados, cabe ressaltar ainda o acréscimo de novos produtores no Estado. Em 2022, esse número chegou a 926 mulheres e homens do campo, trabalhando a terra e acreditando no potencial agropecuário de Roraima.
Em 2020 havia 605 novos produtores, uma diferença de 321 pessoas em relação ao ano mais recente registrado.
Investimentos e contratação de profissionais garantiram qualidade dos serviços
Para realização de todas essas ações com eficiência e capacidade técnica, o governo do
Estado contratou, por processo seletivo, sete médicos veterinários e oito técnicos em agropecuária pelo período de 12 meses.
O seletivo contemplou, conforme enfatizou Parisi, uma das metas para o Estado ficar livre da febre aftosa sem vacinação. “Foi necessária a contratação desses profissionais para ampliarmos os serviços de atendimento ao produtor rural que está chegando agora para produzir em Roraima, além daqueles que já produziam”, frisou
Além do seletivo a aquisição de veículos e materiais de uso contínuo, as reforma das UDAs e do laboratório contribuíram para a excelência da qualidade dos serviços prestados pela Aderr.
Elias Venâncio