Aderr faz vigilância em piscicultura para garantir alimento saudável

Inspeção clínica foi realizada em uma propriedade que estava com problemas de mortandade de peixes. – Fotos: Ascom/Aderr

A sanidade dos peixes criados em tanques e açudes é um dos trabalhos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), com o objetivo de fortalecer a produção de pescados no Estado, auxiliar o produtor na criação e prevenção de doenças, garantindo alimentos saudáveis para o consumidor.

Para atender essa demanda são visitadas propriedades, a pedido dos produtores, a fim de analisar as condições do cultivo. O fiscal agropecuário médico veterinário e chefe do Programa Estadual da Sanidade dos Animais Aquáticos da Aderr, Sylvio Botelho esteve na vicinal do Caju, na região do município de Bonfim para ver de perto a criação de matrixã.

A inspeção clínica foi realizada na propriedade da senhora Catriona Boyle, que estava com problemas de mortandade de peixes, devido ao manejo incorreto. “A visita foi importante para orientá-la o que fazer para evitar a morte dos peixes”, disse Botelho.

A falta de oxigênio, por causa da mudança brusca de temperatura, tem prejudicado a produção do fitoplâncton, segundo Botelho, e isso tem provocado a mortandade. Com o diagnóstico da situação dos tanques, foi indicado o uso de calcário e probióticos para corrigir o problema.

A sanidade dos peixes passa por vários fatores que exigem do criador cuidados que podem ser decisivos na criação, pois problemas sanitários podem desencadear enfermidades, causando mortes do pescado e queda no rendimento da produção, gerando prejuízo econômico ao produtor.

“Garantir a inocuidade do produto que chega até à mesa dos consumidores é um trabalho importante desenvolvido pela Agência, pois o peixe é uma fonte rica em proteína, é um produto abundante aqui na Amazônia e é um alimento de alta qualidade de fácil acesso para a população,” destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

Elias Venâncio

 

Veja também

Topo