O curso sobre RT (responsabilidade técnica) e habilitação para emissão de GTA (guia de trânsito animal) encerrou nesta sexta-feira, 5, com a participação de 35 médicos veterinários privados.
O Governo de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), realizou o curso, que foi ministrado no auditório da Superintendência Federal de Agricultura e atendeu a uma demanda de médicos veterinários que trabalham no setor privado, de forma a melhorar o serviço oferecido ao setor pecuário.
O objetivo é capacitar mais profissionais para atender ao mercado pecuarista do Estado com serviço de qualidade, facilitando o trabalho diário do produtor rural.
A capacitação foi feita em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura) e o CRMV RR (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Roraima).
O curso teve a participação de dois palestrantes de fora para falar sobre habilitação de Guia de Trânsito e a parte prática na utilização do sistema de comunicação SIGADERR (Sistema de Gerenciamento Agropecuário do Estado de Roraima) para a emissão da guia, além do debate sobre a responsabilidade técnica, que contou com a participação de representante do CRMV RR.
Curso
Segundo informou a chefe do Núcleo de Fiscalização de Trânsito em Aglomeração (NFTA) da Aderr, Pamela Nascimento, os médicos veterinários privados estão sendo capacitados em ações de defesa agropecuária e habilitação para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), além de RT em eventos agropecuários, RT em estabelecimentos de produtos de origem animal e RT em revenda de produtos biológicos e insumos agropecuários.
“A habilitação em emissão de GTA e RT em eventos agropecuários vai trazer muita oportunidade de trabalho para os médicos veterinários privados, pois há muita demanda num setor que vem crescendo cada vez mais com o apoio e determinação do governador Antonio Denarium”, destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
Elias Venâncio