Aderr inova na gestão para facilitar atendimento ao produtor rural

Agência tem usado as novas tecnologias para faciltiar acesso e dar celeridade no atendimento. – Foto: Ascom/Aderr

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) traz mais duas inovações para facilitar a vida do homem do campo. A primeira é referente ao pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a outra é sobre o acesso ao Módulo Produtor Rural do Sigaderr.

A liberação dos serviços via boleto do DAS vai ser mais rápido, pois em 15 minutos o produtor terá sua demanda atendida. A partir de agora, ele não precisará perder muito tempo para ser atendido pela Agência.

Para se ter uma ideia dessa inovação, o produtor precisava esperar dois dias para ser liberado o acesso ao serviço desejado, pois todo o trabalho de liberação teria que esperar que um único funcionário autorizasse e, agora, vai se tornar mais célere o atendimento.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, ressaltou que o pagamento das taxas com o PIX continua e essa é mais uma facilidade que a Agência disponibiliza aos produtores, visando tornar mais rápido o processo de liberação dos serviços prestados.

“Tem produtor que não gosta de pagar com o PIX, então, a gente tomou a decisão de facilitar ainda mais o pagamento do boleto da DAS, liberando o acesso de forma rápida, dando uma opção segura e com celeridade. Agora em 15 minutos está tudo resolvido”, explicou Parisi.

Módulo Produtor

Para ter acesso ao módulo produtor, por meio do Sigaderr, antes o produtor tinha que procurar o Núcleo de Tecnologia e Informática (NTI) da Agência para realizar o cadastro e poder usar os serviços que o sistema oferece, como emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal), DAS, consultas de movimentação, entre outros.

Agora, com mais uma solução criada pelos técnicos para facilitar a vida dos produtores rurais, a solicitação do cadastro poderá ser feita pelo próprio sistema, cabendo ao produtor apenas preencher os requisitos necessários para ter acesso.

“Temos procurado trazer para o serviço público soluções inovadoras para atender de forma rápida e segura toda a comunidade. Com essas mudanças feitas pela a equipe técnica da Aderr, é possível fazer de casa o preenchimento dos dados solicitados e, se estiver tudo ok, os chefes das Unidades de Defesa já enviam a senha para o produtor ter acesso aos serviços”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

Como Fazer

Para ter acesso ao sistema, o produtor faz o cadastro na Aderr e tira pela Secretaria de Fazenda a Inscrição Estadual para ser cadastrada na Agência. “Antes era manual e agora é sistematizado. Todos os chefes das UDA’s podem analisar a documentação, “informou Leandro Sobenk, chefe do NTI da Aderr.

Elias Venâncio

 

 

Veja também

Topo