Agitação Caipira leva representatividade para tablado em mês internacional do orgulho LGBTQIAPN+

Um dos motivos para abordar o assunto neste ano são os altos índices de violência, principalmente contra homens gays e pessoas trans. – Fotos: Divulgação

Com o tema “O Avesso do Bordado”, a quadrilha junina Agitação Caipira se apresenta neste sábado, 24, no Boa Vista Junina. O enredo faz referência à resistência e luta da comunidade LGBTQIAPN+ na sociedade.

A história do espetáculo envolve amores proibidos, um casal de noivos diferentes e muita mágica que liberta a cidade do preconceito homofóbico. Com este enredo envolvente, o espetáculo promete emocionar e ensinar a respeitar as diferenças.

Mais de 10 músicas fazem parte da apresentação e, entre elas, a canção tema autoral que fala sobre o avesso da costura como referência a vida escondida que a sociedade impõe para a comunidade LGBTQIAPN+, mas nada fica escondido por muito tempo, como a própria melodia diz:
“Me viro do avesso e um dia eu chego lá, quem não dá ponto sem nó, já sabe onde quer chegar. Agitação Caipira tem um babado pra contar: ninguém vai nos dizer como amar”.

Segundo a equipe organizadora da Agitação Caipira, um dos motivos para abordar o assunto neste ano são os altos índices de violência, principalmente contra homens gays e pessoas trans. Em 2018, um levantamento da Ong grupo Gay da Bahia, apontou Roraima como o estado mais violento com pessoas destes grupos.

Outra razão para levar o tema aos tablados é o mês de junho. Além das típicas festas juninas, o período também conta com uma série de ações nacionais e internacionais em homenagem ao orgulho LGBTQIAPN+ para evidenciar a luta por direitos e respeito.

Fora dos ensaios, a quadrilha junina tem feito diversas campanhas sobre o tema e tem tido apoio de várias instituições.

A Agitação Caipira venceu no Grupo de Acesso em 2022 e para esta temporada conta com cerca de 150 pessoas, entre brincantes, equipe de apoio e coordenação, que prometem uma grande festa a partir das 21h, no tablado localizado na praça Fábio Paracat, no Centro.

 

 

Veja também

Topo