Agosto Dourado: Maternidade recebe mais de 10 mil frascos para coleta de leite materno

A entrega dos frascos ocorreu na semana passada, sendo destinados exclusivamente para o Banco de Leite Humano. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou a entrega de mais de 10 mil frascos de coleta de leite humano para o HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth). A unidade possui o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), uma estratégia criada para o fortalecimento das práticas de promoção ao aleitamento materno e cuidados com os recém-nascidos.

A entrega dos frascos ocorreu na semana passada, sendo destinados exclusivamente para o BLH (Banco de Leite Humano), unidade responsável por atender às demandas de leite humano para os bebês prematuros. O HMI participa do Agosto Dourado, que no âmbito da saúde é o mês voltado ao aleitamento materno.

“A CGAF [Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica] fez a compra de 3.185 frascos graduados de 250 ml e 10 mil frascos de plásticos de 80 ml para o Banco de Leite. Essa doação também ajudará as ações de outra iniciativa que será implantada no Materno Infantil, que é a Ordenha Beira Leito”, explicou a coordenadora da unidade, Sheila Barbosa.

Em julho, o BLH contava com 199 mães doadoras ativas, resultando na coleta de 119,9 litros de leite. O número é considerado baixo quando comparado à grande quantidade de bebês prematuros internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da maternidade.

A coordenadora do Banco de Leite, Sílvia Furlin, ressaltou que a entrega do material deve melhorar o processo de pasteurização do leite materno doado para a unidade.

“Vamos utilizar frascos de café solúvel somente para as mães fazerem a doação do leite materno. Então, dentro do nosso laboratório agora a utilização vai ser apenas de frascos ideais, apropriados para o Banco de Leite, que são esses que chegaram”, disse.

Sílvia detalhou ainda que a Maternidade não é adepta de chupetas e mamadeiras. Por isso, os frascos de plástico são ideais para oferecer o leite para os recém-nascidos que mais necessitam. A entrega também é essencial na implantação do projeto Ordenha Beira Leito na unidade.

“Esses copinhos são ideias para a oferta do leite humano para o prematuro, por isso, com eles vamos implantar a Ordenha Beira Leito na Unidade Canguru, quando os bebês saem da UTI, vão pra Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e posteriormente para a unidade Canguru”, completou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo