A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do BLH (Banco de Leite Humano) do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, promove uma iniciativa colaborativa com a Liga Acadêmica de Pediatria da UFRR (Universidade Federal de Roraima) sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento de recém-nascidos.
Alusiva ao Agosto Dourado, a atividade ocorre até o final do mês, com a intenção de proporcionar esclarecimentos para mães e futuras mães sobre a importância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, além de abordar temas como a correta pega durante o aleitamento e possíveis emergências.
A ação conta com a participação de alunos de medicina da UFRR, que conduzem conversas individualizadas com as participantes, onde esclarecem dúvidas e fornecem orientações sobre a amamentação.
A acadêmica de medicina e vice-presidente da Liga de Pediatria, Thais Alves, relatou sua perspectiva sobre a ação. “Como acadêmicos nós aprendemos a como conversar com aquelas mães e até mesmo como chegar naquela população para que aquele conhecimento seja passado de uma forma eficiente”, disse.
Ainda de acordo com a estudante, a concepção do ato foi cuidadosamente elaborada para abordar não apenas a importância do aleitamento materno, mas também questões práticas essenciais.
“Nós estamos trazendo a importância do aleitamento materno e também a questão da pega correta para o aleitamento, porque é um momento difícil para a mãe e para o bebê que também está aprendendo a se alimentar”, enfatizou Thais.
A coordenadora do BLH, Sílvia Furlin, ressaltou a relevância do envolvimento dos futuros profissionais de saúde na ação.
“É de extrema importância que todos os profissionais de saúde, em especial os alunos de Medicina, tenham conhecimento técnico do manejo clínico do aleitamento materno para que possam apoiar, incentivar essas mães desde o pré-natal e que no momento em que a mãe chegar no posto de saúde, já seja orientada sobre a importância da amamentação, dos benefícios do aleitamento materno tanto para ela, quanto para o bebê”, salientou a coordenadora.
Com a ação, espera-se que mais mães estejam preparadas com informações essenciais para tomar decisões sobre a alimentação de seus filhos. A ação representa um passo significativo em direção à promoção da saúde materno-infantil e à conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida.
Seja doadora
Uma das importantes iniciativas do BLH é a promoção da doação de leite materno.
A coordenadora do BLH, Sílvia Furlin, enfatiza que o processo de cadastramento das voluntárias ocorre de forma simples e segura, e que algumas ações contam com o apoio do CMBRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), por meio do projeto Bombeiros Amigos do Peito.
“A mãe que tiver esse interesse pode vir até a unidade para preencher o cadastro, e aí entra para o nosso quadro de doadoras. Ela não precisa sair de casa, o Corpo de Bombeiros vai até a residência dela levando frascos de vidro para coletar esse leite humano e trazer em segurança para a unidade”, explicou.
O material coletado passa por um processo de pasteurização antes de ser destinado para o atendimento dos recém-nascidos internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Maternidade.
Victória Teixeira