A Lei nº 11.340/06, conhecida como “Lei Maria da Penha”, que criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 17 anos nesta segunda-feira, 7. Para lembrar a data, a prefeitura promoveu uma blitz educativa no centro de Boa Vista, como forma de sensibilizar ainda mais a população sobre o tema. A ação integra a campanha Agosto Lilás na capital.
A Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) coordenou a ação em parceria com as demais secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Os servidores sensibilizaram motoristas e pedestres sobre a necessidade de adotar medidas para coibir atos de violência contra a mulher.
Para a Gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Centro de Boa Vista, Ana Gabriela Bento, a informação é uma ferramenta importante nessa luta. “Queremos que todos reflitam sobre a importância desse mês e o quanto precisamos estar atentos aos sinais de violência. No ‘Agosto Lilás’, estamos reforçando que as mulheres estão amparadas e são acolhidas pela Lei Maria da Penha”, disse.
O servidor público Wendel Santos, passou pela blitz e aprovou a iniciativa. “Sabemos que a lei existe e que protege as mulheres, mas às vezes não sabemos os detalhes. Precisamos nos informar para ajudar quando for necessário”, contou.
https://www.youtube.com/watch?v=lNessdNULbs
Agosto Lilás
Em 2023, a campanha Agosto Lilás entrou no calendário do município. A programação segue até o dia 31, com diversas ações informativas e educativas. Confira o que acontece no município este mês AQUI.
Ráyra Fernandes