Os técnicos do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Governo de Roraima, realizaram duas ações esta semana no município do Uiramutã: a emissão e entrega de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) aos produtores e o início da Implantação do projeto Polo Cafeeiro.
A emissão e assinaturas de DAPs, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, ocorreu na Comunidade Santa Creuza. Ao todo 30 produtores foram atendidos.
O presidente do Iater, Marlon Buss destacou a importância da ação no município. “Nossa missão é incentivar que os agricultores possam crescer sempre, seja na produtividade ou conhecendo um cultivo novo para agregar. A emissão da DAP também é importante, porque a documentação deve sempre estar em dia. Assim fica mais fácil se inserir em programas de incentivo”, esclareceu.
Com a DAP em mão, o agricultor familiar é incluído nas políticas públicas de incentivo e assim gerar renda, além de participar de programas como o Alimenta Brasil, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) estadual e municipal. A DAP é importante também para a obtenção de linhas de crédito com os bancos oficiais e agências de fomento como a Desenvolve Roraima, com o Pronaf Digital.
Na Comunidade Maturuca, os técnicos iniciaram o projeto piloto do Polo Cafeeiro, em consórcio com bananeiras. A ação servirá de exemplo para motivar agricultores de outras comunidades. Segundo Marcelo Neto, chefe da unidade local do Iater.
“A implantação desse projeto experimental de café em consórcio com bananas, será de suma importância para os produtores tradicionais desta localidade, pois poderão aumentar as suas áreas e a produtividade a partir do melhoramento e técnicas de manejo das culturas. E isso contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da região”, informou.
Cacau Bastos