A Maior Feira da Agricultura de Roraima se tornou um espaço de oportunidades e inclusão social dos integrantes dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista. Os jovens do Crescer estão expondo os produtos confeccionados nas oficinas profissionalizantes. Enquanto o Dedo Verde promove educação ambiental para a criançada que está visitando a Maior Feira da Agricultura de Roraima.
Os integrantes do Crescer e Dedo Verde estão juntos cativando a atenção das famílias durante a AGROBV 2023. Além de repassar os conhecimentos adquiridos durante os encontros, o objetivo é aprimorar o empreendedorismo e a educação ambiental tanto dos integrantes quanto do público que está prestigiando os três dias de evento.
“A presença do Projeto Crescer e do Programa Dedo Verde na feira é uma oportunidade única para destacar a importância de investir em projetos sociais que estimulem o empreendedorismo e a educação ambiental. Fico orgulhosa de ver cada um deles mostrando o que aprendem e repassando esse conhecimento”, disse Nathália Cortez, secretária municipal de gestão social.
O Crescer trouxe quatro oficinas para a Maior Feira da Agricultura de Roraima
Educação ambiental e compostagem
Nesta oficina, os jovens aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e a prática da compostagem. Eles estão expondo mudas de plantas com preços que variam de 15 a 40 reais, e o composto (adubo) feito por eles mesmos, totalmente natural, para beneficiar as plantas. Lá é possível encontrar diversas mudas, entre eles, do girassol anão.
Profutos serigráficos e personalizados
Aqui, os integrantes têm a oportunidade de explorar a arte da serigrafia e criar camisas personalizadas. No estande, os visitantes podem encontrar produtos personalizados especialmente para a AGROBV, bem como outras camisas únicas, confeccionadas de acordo com a criatividade de cada um.
Artefatos de madeira e MDF
Nessa oficina, os jovens colocam a mão na massa e produzem artefatos incríveis utilizando madeira e MDF. Dentre os produtos expostos, estão porta-retratos, porta-joias, placas personalizadas e muito mais, demonstrando a habilidade e o talento dos participantes.
Culinária e panificação
A gastronomia também tem espaço garantido na tenda do Crescer. Os jovens produziram deliciosos quitutes, como biscoito de polvilho, biscoito amanteigado, pimentinha, beijinho de moça e pão caseiro, que estão sendo comercializados no estande.
“Essa experiência proporciona uma vitrine para os produtos confeccionados pelos jovens e também promove o entendimento de que o empreendedorismo pode ser uma opção viável e gratificante para o futuro deles. É uma oportunidade de colocarem em prática o que aprendem no projeto”, disse Paulo Mota, gerente do Crescer.
Prefeitura de Boa Vista criando agentes ambientais
O estande do Programa Dedo Verde proporciona às crianças uma experiência única, permitindo que elas plantem mudas de girassol e aprendam sobre as plantas de forma divertida. Além disso, o programa busca alcançar também os pais e familiares, sensibilizando-os para a importância de educar as crianças sobre o meio ambiente e incentivando práticas sustentáveis em casa.
“As crianças ficam encantadas com os girassóis e estão muito animadas para ter um. O girassol é uma planta de decoração e estamos ensinando como plantar e cuidar, procurando fazer uma boa ação com os pequenos, os pais também ficam bastante interessados. É legal repassar o conhecimento que temos”, contou a integrante Aila Rayana, de 16 anos.
Essas iniciativas exemplares reforçam o compromisso da prefeitura em fortalecer a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável, garantindo um futuro promissor para os munícipes.
Bruna Norales