AGROBV 2023: Maior Feira do Agro de Roraima reúne do pequeno ao grande produtor rural

Evento busca apresentar maquinários, novas tecnologias e implementos para o desenvolvimento do setor agrícola no estado. – Fotos: Semuc/PMBV

A AGROBV 2023 começou nesta sexta-feira, 28, com visitações ao Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento. O evento é aberto ao público e segue até domingo, 30, das 8h às 18h. Estão presentes 44 empresas do ramo do agronegócio, agências financiadores, instituições de ensino da área de agrárias. Os produtores rurais estão comercializando nos 20 espaços voltados para agricultura familiar e também 17 empreendedores apoiados pela AME estão participando da maior feira do agro de Roraima.

Além disso, os visitantes contam com diversos serviços disponíveis nas tendas institucionais. O prefeito Arthur Henrique, afirma que a 2a edição da AGROBV 2023 é bem maior que a do ano passado, e destaca que a proposta do evento é reunir produtores, grandes empresas e representantes de fabricantes de equipamentos, fertilizantes e sementes para tornar cada vez mais produtiva a agricultura da capital e do estado de Roraima.

“Na AGROBV são 44 expositores que acreditam na agricultura, que é vocação do nosso estado. Não tenho dúvida que essa feira é a que gera mais negócios entre comerciantes e produtores em Roraima. A prefeitura possui esse campo experimental, um lugar de estudo onde as empresas privadas podem fazer experimentos dos seus insumos, para ver o que funciona melhor com o nosso clima e solo. Temos parceria com a Embrapa que nos ajuda e auxilia com os testes no CDT. E tudo isso vai desenvolvendo e melhorando o ambiente do agronegócio em Boa Vista e em Roraima”, disse o prefeito.

A feira atrai do pequeno ao grande produtor rural, tanto de Boa Vista como de outros municípios e estados. Jardel Menezes, 38, veio pela primeira vez ao evento com a esposa, Aline Moura, 29, que é analista de preços, e o filho William Menezes, 15, estudante. Eles são da cidade de São Luiz Gonzaga/RS, se mudaram para Roraima no início deste ano, onde estão investindo na produção de soja no município de Bonfim, região Leste do estado.

“Vimos em Roraima uma oportunidade que não tínhamos no Rio Grande do Sul. Esse ano já plantamos soja em uma área de 450 hectares e nossa expectativa de colheita é boa. Aproveitamos para conferir a AGROBV pois estamos procurando maquinários de plantio e queremos conhecer um pouco das novidades de tecnologias. Eu vejo que a prefeitura incentiva bastante o setor da agricultura no município e está bem presente com o produtor rural”, disse Jardel Menezes.

Vitrine de tecnologia

A AGROBV apresenta uma variedade de culturas para que o agricultor veja o que se pode plantar na região, além de conhecer novas tecnologias com empresas conceituadas no mercado nacional. Este ano, a feira apresenta nove talhões com diversos tipos de cultivares em 22 hectares no campo experimental, dentre elas: milho, soja, hortifrútis e o tradicional campo de girassóis.

Palestra

Na tenda do Sistema Antecipe terá palestra todos os dias, a partir das 9h, com o tema “Cultivo Intercalar Antecipado – uma alternativa para a segunda safra”, com dinâmica de máquinas, ministrada pelo palestrante Décio Karan da Embrapa. Todos os visitantes estão convidados a participar, especialmente, os pequenos e grandes produtores rurais.

Acesso para o CDT

Esse ano, a prefeitura disponibilizará nos dias 29 e 30, uma linha de ônibus gratuita para levar as pessoas do Terminal José Campanha Wanderley até o CDT, com saídas programadas a cada hora, das 7h às 18h. Para quem vem ao evento, tanto a BR-174 quanto a RR-321 são asfaltada e sinalizadas. Na ponte sobre o rio Cauamé, foi feita a revitalização com pintura da calçada, meio-fio e corrimão. Como também a implantação da iluminação de LED no local até a entrada do bairro Pedra Pintada.

O gerente comercial Anderson Maia, 33, foi para a AgroBV com toda a família, a esposa, Lisiane Maia, 42, e os filhos André e Eloísa Maia. Ele elogiou a prefeitura pela qualidade da feira e facilidade de acesso desse ano. “Foi bem mais rápido chegarmos esse ano no evento, pois agora tem asfalto novinho e fica mais seguro para quem vem visitar a feira. A prefeitura está de parabéns”, parabenizou.

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo