AGROBV 2023: Muito mais do que um um campo de girassois

Foram 20 espaços dedicados para o pequeno produtor rural e 44 empresas que fizeram exposição de maquinários durante os três dias do evento. – Fotos: Semuc/PMBV

É comum as pessoas associarem a AGROBV ao belíssimo campo de girassois plantado no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento, onde foi realizado o evento. Afinal, a grande maioria dos que frequentaram os três dias da Feira, realizado até este domingo, 30, fez pose para fotos e postou em suas redes sociais. Teve até quem fez ensaio fotográfico profissional no meio dos girassois.

Mas, a AGROBV é muito mais que isso. Muito embora o campo de girassois, que é um dos projetos desenvolvidos no CDT seja um dos atrativos principais, tem uma gama de coisas que fazem dessa, a maior Feira do Agro de Roraima e da Amazônia.

E tudo começa por baixo, no pequeno. Não que seja inferior, mas aquele que é o responsável por colocar a comida na mesa da todos nós: o pequeno produtor rural. Só por isso, ele já é grande.

A batata, o mandioca, o feijão de cada dia, as hortaliças, as frutas e vários outros produtos. A maioria do que consumimos diariamente vem da agricultura familiar e indígena. Vem da produção e do suor de pequenos agricultores, que lidam de sol a sol para garantir seu consumo e produzir um pouco mais para lhes garantir uma renda que possa lhes assegurar uma vida melhor.

E a AGROBV é a maior vitrine para esses pequenos produtores. No total, foram 20 espaços dedicados para o pequeno produtor rural, que puderam expor e comercializar produtos como frutas, mel de abelha, doces e compotas, pimentas e geleias, e diversos outros itens que são produzidos na zona rural de Boa Vista, graças ao apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da SMAAI (Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas), que instituiu o PMDA (Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio). beneficiando centenas de pequenos produtores da zona rural da Capital.

Mas, a AGROBV é grande. E também atrai grandes empresas do agronegócio como a Massey Ferguson, Mardisa Agro, New Holland, entre outras, que têm representações locais e estiveram presentes na Feira. Não apenas quem produz, mas quem garante as máquinas e equipamentos que auxiliam o produtor, seja grande ou pequeno, a agilizar seu processo de produção.

No total, foram 44 empresas que fizeram exposição de maquinários, com grandes marcas apresentando inovação e tecnologia de ponta durante os três dias de evento.

“A vocação do nosso estado está muito clara, é o agronegócio, e investimos muito nessa área. A AgroBV vem consolidar esse grande trabalho feito no nosso Centro de Difusão Tecnológica, que é um ambiente para empresas e empresários fazerem testes e conhecerem os produtos que dão melhor produtividade no nosso solo e clima. Essa feira é justamente para unir esses produtores com empresários e as grandes empresas do ramo”, disse o prefeito Arthur Henrique.

E não para por ai. A AGROBV é também o começo de outras parcerias e investimentos para beneficiar os pequenos produtores de Boa Vista.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) firmou uma parceria com a Prefeitura de Boa Vista para estabelecer unidades de observação e referência das culturas de interesse.

“Dentro dessa parceria temos algumas ações a serem realizadas. Uma delas é a capacitação de produtores, especialmente a transferência de tecnologia para os técnicos e especialistas do município. Vamos implantar no CDT unidades de referências tecnológicas, para testar diversas cultivares de grãos, de frutas, hortaliças, cultivos alimentares. Assim, disponibilizaremos informações e novas tecnologias aos produtores, sejam elas novos cultivares, novos sistemas ou manejos de produção, que permitam produzir com maior assertividade, qualidade e com baixo custo”, disse.

Por fim, foi anunciado pelo prefeito Arthur Henrique a destinação de uma linha de crédito no total de R$ 500 mil, por meio da AME (Agência Municipal de Empreendedorismo), que vai beneficiar 25 pequenos produtores rurais com R$ 20 mil reais, para apoiar a agricultura familiar. O edital será lançado nesta segunda-feira, 31.

Queremos ampliar o apoio aos agricultores de Boa Vista. Com esse recurso vamos impulsionar os pequenos negócios e fomentar a economia local. Estamos fazendo esse empréstimo, para que os produtores rurais que não participam do PMDA, possam utilizar o crédito para aquisição de insumos e outros itens necessários para o plantio. Sem juros e sem burocracia, dessa forma vamos impulsionar ainda mais a agricultura familiar de Boa Vista”, disse o prefeito.

Ano que vem tem mais AGROBV. E será mais do que fotos de girassois nas redes sociais. Será muito mais produção agrícola familiar e indígena e muito mais investimentos para garantir o desenvolvimento de Boa Vista e de Roraima.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo