Água para Todos: Governo coloca em operação mais um poço artesiano no Cantá

O novo poço artesiano vai aumentar a capacidade de abastecimento de água potável no bairro das Palmeiras – Fotos: Willian Roth

O abastecimento de água tem sido reforçado em todos os municípios do Estado. Nesta quinta-feira, dia 05, o Governo do Estado deu mais um passo no atendimento à população do Cantá ao colocar em operação mais um poço artesiano.

O novo poço artesiano vai aumentar a capacidade de abastecimento de água potável no bairro das Palmeiras, no município do Cantá, atendendo mais de 250 famílias.

Com 112 metros de profundidade e um conjunto motobomba de 7,5cv, o poço produz 22 mil litros/hora e vai atender mais de 300 famílias que moram no local e que agora podem contar com água potável e encanada.

“Esse poço era uma reivindicação dos moradores do bairro das Palmeiras que vivem aqui há mais de uma década e sofriam com a deficiência na prestação do serviço de saneamento que ofertava água potável. Nessa região, a rede de abastecimento tinha pouca pressão, o que causava uma série de transtornos aos moradores. A Companhia de Águas e Esgotos [Caer] recebeu a determinação do governador Antonio Denarium para que o problema fosse sanado e garantir um serviço de qualidade para essa população”, pontuou o presidente da Caer, James Serrador.

Morador há mais de 10 anos no bairro, Antonio Ferreira, disse que o abastecimento na região antes era precário. “Passávamos mais de três dias sem água e quando chegava era apenas na parte da noite e não servia nem para lavar louça. A ativação desse poço melhorou em 99% nossa qualidade de vida, agora temos água de qualidade de manhã, de tarde e de noite”.

Para Ivanete Xavier, moradora da região a entrega desse poço é uma grande avanço. “Nesse poucos dias que começaram os testes do poço, o abastecimento melhorou bastante. Durante a noite a caixa d’água era enchida para suprir por cinco dias os afazeres de casa, como comida e banho. Mas se fosse preciso lavar roupa, não durava 48 horas a água da caixa”, explicou a moradora.

Mais ações

Ainda este ano, a Caer vai iniciar a construção de mais um reservatório elevado no bairro das Palmeiras, com capacidade para 20 mil litros.

Com recurso do programa estadual Água Para Todos, mais obras de saneamento serão entregues em 2022 no município. Na sede, uma nova unidade administrativa e 1.000 metros de extensão de rede serão construídos.

Para atender a necessidade da vila Central, também no município de Cantá, um novo sistema de captação de água com filtros russos, será implantado diretamente do rio cachorro. As vilas São José e Serra Grande I, vão ganhar novos reservatórios elevados, como capacidade para 20 mil litros cada.

Também vai iniciar a reforma dos reservatórios elevados das vilas Santa Rita, Aguiar, Fonte Nova, e São Raimundo que vão garantir água de qualidade para os moradores dessas localidades.

Estrutura

Atualmente a sede do Cantá possui seis poços artesianos ativos e entre as melhorias realizadas pelo Governo de Roraima, estão a revitalização do sistema de abastecimento, com a substituição de bombas e instalação de cloradores pastilha, equipamento utilizado no processo de dosagem de cloro e tratamento da água, além do cloro gás, que é um sistema moderno, também utilizado no tratamento da água.

Andreia Melo e Neuzelir Moreira

 

Veja também

Topo