Na manhã desta terça-feira, 24, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Requerimento nº 103/2023, que solicita a realização de uma audiência pública para discutir o tema “Construindo pontes para os cuidados paliativos em Roraima”.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) e aprovado simbolicamente. A audiência pública será realizada em 23 de novembro, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças que ameaçam a vida. Eles envolvem a prevenção e o alívio do sofrimento, identificação precoce, a avaliação e o tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais e psicológicos.
Segundo o autor da proposta, a reunião é importante para promover o esclarecimento da população sobre os cuidados paliativos, bem como para debater políticas públicas que promovam a melhoria das ações de saúde pelo Poder Público.
“Os cuidados paliativos se referem a diversas outras situações de saúde, além do tratamento do câncer. Nós teremos diversos profissionais, como enfermeiros, médicos, representantes de classe, para fazermos políticas públicas para o fortalecimento dos cuidados paliativos em Roraima”, justificou o parlamentar.
Homenagens
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram simbolicamente três Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a uma instituição e a duas pessoas que se tornaram símbolo e referência para a população roraimense.
O PDL nº 89/2023, de autoria do deputado Soldado Sampaio (Republicanos), concede a comenda à Banda de Música da Polícia Militar de Roraima, criada em 1989 e responsável por realizar apresentações em solenidades militares, shows culturais e outros eventos públicos.
O PDL nº 103/2023, de autoria do deputado Jorge Everton (União), concede a homenagem ao treinador e ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, conhecido como Coração Valente. O atacante nasceu em Brasília, em 1960. Ele jogou em clubes como Fluminense, São Paulo, Internacional e Athletico Paranaense. É o sétimo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 411 gols marcados.
Já o PDL nº 101/2023 concede a honraria à senhora Maria Izabel dos Santos. Natural da Bahia, ela chegou a Roraima em 1992 e se tornou uma pioneira da dança de salão no Estado.
“A professora Maria Izabel contribuiu de maneira significativa para a cultura do Estado através da dança. Foi esse segmento que indicou o nome de Izabel para esse reconhecimento”, destaca Cirurgião.
O Plenário ainda ratificou o Requerimento nº 101/2023, apresentado por Idázio da Perfil (MDB), que solicita a entrega da comenda Ordem do Mérito Legislativo, na categoria Mérito Especial, ao Ministro Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, em 14 de novembro, às 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Moções
Por fim, foram aprovadas simbolicamente duas moções: a de Aplauso nº 35/2023, de autoria do deputado Éder Lourinho (PSD), em homenagem ao Dia do Servidor Público, que será comemorado em 28 de outubro, e a de Pesar nº 37/2023, proposta por Marcos Jorge (Republicanos), pelo falecimento do senhor Luiz Afonso Seabra Branco, aos 64 anos.
“Luiz é um exemplo de servidor público. Conduziu a Previdência do município de Boa Vista. Também contribuiu para o setor pesqueiro, na Superintendência Federal da Pesca. Ele encerrou a sua carreira como servidor da Superintendência de Patrimônio da União. É um exemplo de servidor íntegro, correto e pai de família exemplar”, afirmou Marcos Jorge antes da votação da matéria.
Suellen Gurgel