Na tarde desta quarta-feira, 4, a Assembleia Legislativa (ALE-RR) realizou uma sessão especial para a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a regentes de fanfarras e bandas escolares do Estado. A honraria foi concedida em reconhecimento ao compromisso e dedicação destes profissionais à promoção da música e cultura nas escolas roraimenses.
A cerimônia, que ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, foi presidida pelo deputado Éder Lourinho (PSD), autor do Decreto Legislativo nº 078/2023, que instituiu a homenagem. O parlamentar também é o autor da Lei nº 1.706/2022, que incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Roraima o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras Escolares, celebrado anualmente em 7 de outubro.
“É de grande relevância a entrega da comenda a todos esses regentes do nosso Estado, pois, muitas vezes, esses profissionais não recebem o reconhecimento devido. Contudo, é um trabalho essencial no ensino de música aos alunos e que impacta também na disciplina e no respeito. Portanto, os regentes desempenham um papel de extrema importância na formação e na vida desses estudantes”, ressaltou Lourinho.
O servidor público Mário Fernandes faz parte do movimento de fanfarras há quase 30 anos. Homenageado pelo Legislativo, ele refletiu sobre a própria contribuição para a categoria.
“Sinto-me muito lisonjeado, pois é gratificante constatar como esse trabalho continua sendo realizado até hoje. Isso se deve, em parte, ao apoio dos governos, que têm preservado o movimento das bandas e fanfarras, e à ampliação do movimento que deixou de ser somente voltado para os desfiles cívicos e passou a ter um caráter contínuo”, disse o regente.
Antônio Carlos Timóteo também foi um dos agraciados com a comenda.
“Estou imensamente grato por ter sido convidado pela Casa Legislativa e pelo reconhecimento nesta ocasião especial. Nós, que estamos envolvidos com a música desde o início das primeiras fanfarras, sentimos uma profunda satisfação. Hoje, testemunhamos uma evolução nesse cenário, com diversas bandas e fanfarras, abrangendo uma ampla variedade de instrumentos de percussão e sopro, entre outras categorias”, frisou Timóteo.
A solenidade também foi marcada pela apresentação de bandas oriundas de comunidades indígenas de Roraima, momento especial em que houve uma mescla das tradições dos povos originários com o ritmo musical da fanfarra.
A Comenda Orgulho de Roraima é um reconhecimento do Parlamento estadual às pessoas físicas e jurídicas que, pela atuação, se tornaram símbolo e referência para a população roraimense.
Ao todo, 48 regentes foram homenageados com a honraria do Legislativo. No Flickr da Assembleia Legislativa é possível acessar o álbum de fotos da Sessão Especial.
Anderson Caldas