
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), foram aprovados, de forma simbólica, dois Projetos de Lei (PLs) voltados à área da educação e à segurança vital.
Um dos textos aprovados foi o PL nº 268/2024, de autoria do deputado Armando Neto (PL), que trata da digitalização de históricos escolares das escolas públicas. A proposta estabelece que os documentos deverão ser disponibilizados aos solicitantes em formato PDF ou equivalente, com o mesmo valor legal do histórico físico para todos os fins de direito. A matéria completa pode ser vista neste link.
Também na área educacional, foi aprovado o PL nº 84/2025, de autoria da deputada Angela Águida Portella (Progressistas), que define diretrizes para a criação de salas de acolhimento sensorial destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em instituições de ensino superior. Os espaços têm como objetivo auxiliar na regulação e no estímulo sensorial, devendo atender aos parâmetros de acessibilidade previstos na legislação vigente. A matéria completa está disponível neste link.
Manobra de Heimlich
Na mesma sessão, foi lido em plenário o PL nº 111/2025, de autoria da deputada Catarina Guerra (União), que dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de cartazes explicativos sobre a Manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shoppings e estabelecimentos similares. A proposta também prevê a divulgação do número 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em situações de emergência para desobstrução das vias aéreas em casos de engasgo, quando a respiração é interrompida por alimento ou outro corpo estranho. Mais informações neste link.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

