Alto Alegre: Polícia Civil realiza 2ª fase da operação para prender envolvidos em roubo de gado

Foram presos L. C. O., 23 anos, e R. R. S., 28 anos. Os outros dois envolvidos no furto de gado seguem como foragidos. – Foto: Ascom/PCRR

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da Delegacia de Alto Alegre, com apoio da Delegacia de Iracema, Delegacia de Mucajaí e do GRT (Grupo de Resposta Tática), cumpriram mandados de prisão preventiva, nesta terça-feira, 30, em desfavor L. C. O., 23 anos, e R. R. S., 28 anos, acusados de furto qualificado de gado.

De acordo com informações prestadas pelo Delegado Titular de Alto Alegre, Wesley Costa de Oliveira, a Operação realizada, nesta terça, é a continuidade do trabalho de investigação sobre furto de gado, que inicialmente foi denunciado por criadores da região da Vila São Silvestre, e teve uma primeira fase realizada em julho, com cumprimento de mandados de prisão temporária e buscas e apreensão.

“Durante as diligências identificamos que os envolvidos estavam praticando o furto e o abate de gado clandestino em diversas regiões do Estado, não só na região da Vila São Silvestre”, disse o delegado.

Conforme Oliveira, com o andamento dos trabalhos foram identificadas outras quatro pessoas envolvidas nos crimes. Após a identificação da autoria, e confirmada a materialidade dos crimes, foi representado pela prisão preventiva deles. O pedido teve parecer favorável do Ministério Público, e foi deferido pela Juíza da Comarca de Alto Alegre.

“O furto de gado traz um prejuízo financeiro, tanto para o proprietário dos animais, como para o Estado, por conta da sonegação de impostos, bem como danos à sociedade em geral. Pois o consumo de carne clandestina pode trazer um prejuízo a saúde, por falta dos cuidados mínimos sanitários.

“Nós estamos trabalhando para desarticular as quadrilhas que furtam gado e cometem o abate clandestino dos animais. Das quatro prisões decretadas pela Justiça nesta Operação, cumprimos duas em Boa Vista”, afirmou Wesley.

O delegado destacou que este é o quatro grupo criminoso desarticulado no município de Alto Alegre nos últimos anos especializado no furto, abate e comercialização clandestina da carne.

“Os demais investigados são considerados foragidos e as equipes da Polícia Civil, continuam os trabalhos para cumprir os mandados de prisão em aberto. L. C. O., e R. R. S., serão apresentados à Audiência de Custódia”, concluiu Costa.

1ª fase da operação

Em julho deste ano quando ocorreu a 1ª fase da operação, os policiais prenderam A. C. A. A, 19 anos, acusado de furto de gado.

Na época, conforme o delegado Wesley Costa, foram identificados três homens envolvidos no furto de gado. Foi representado pela prisão temporária dos envolvidos, solicitado também mandados de busca e apreensão. O pedido teve parecer favorável do Ministério Público, e foi deferido pela Comarca de Alto Alegre.

“A Justiça deferiu dois mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Boa Vista e três mandados de prisão. Dos mandados de prisão, apenas A. C. A. A, foi localizado e preso na Vila São Silvestre. Ele foi interrogado e confessou a participação dele no crime”, disse.

Os outros dois envolvidos no furto de gado seguem como foragidos.

 

Veja também

Topo