Alunos aprendem brincando com projeto de alfabetização virtual em sala de aula

Com o projeto AlfaGame, a Escola Municipal Juslany de Souza Flores está implementando novas possibilidades de ensino por meio do BV Alfaletrar. – Fotos: Giovani Oliveira

Com tablets em mãos e uma variedade de jogos educativos na tela, os alunos da Escola Municipal Juslany de Souza Flores, no Jardim Tropical, estão empolgados com a nova forma de aprender em sala de aula, através do projeto AlfaGame. Usando a tecnologia como aliada, a escola vem implementando novas possibilidades para acelerar ainda mais o processo de alfabetização em todas as turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental.

Cerca de 360 alunos estão vivenciando essa experiência através do projeto da rede municipal “BV Alfaletrar”. As crianças aprendem brincando, vendo e ouvindo os sons das letras, como se formam as sílabas, as palavras, soletração e muito mais. A ideia é usar o tablet, ferramenta já existente na escola, para mediar a fase inicial de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos.

“A gente sabe as dificuldades que foi alfabetizar esses alunos em meio a pandemia e através desse projeto estamos implantando esses jogos para que as crianças aprendam mais rápido com o lúdico e a tecnologia. É uma nova forma de aprender dentro da sala de aula. Nosso projeto é com as turmas do 2º Ano, porque são crianças que precisamos redobrar a atenção quanto ao aprendizado”, disse Lorrana Ferreira, professora do Bv Alfaletrar.

Em geral, as crianças já estão acostumadas com o mundo digital, e uma aula com o tablet vira pura diversão. É o que achou a pequena Hágatha Lima, de 7 anos. “Eu gostei. É bem divertido aprender assim. Agora vou aprender a ler e a escrever mais rápido”, disse. Mesmo pensamento da aluna Vitória Teodosi, de 7 anos. “Achei bem divertida a aula. A gente aprende brincando, vendo e ouvindo essas letrinhas”, garantiu.

Até o final do ano, o projeto AlfaGame vai trabalhar com três aplicativos distintos: o GraphoGame, Silabando e Formar Palavras. A ideia é que estes alunos cheguem no ano seguinte alfabetizadas.

Conheça cada um dos aplicativos a serem trabalhados em sala de aula

O GraphoGame – Software finlandês com histórico internacional de sucesso. O aplicativo potencializa o aprendizado da leitura e a soletração das letras, a formar sílabas e palavras, com sons e instruções do português brasileiro. O jogo é eficaz para as crianças que estão aprendendo as relações entre sons e letras.

Silabando – Aplicativo feito para auxiliar a criança no aprendizado escolar. Com um display divertido, simples e interativo que aumento a vontade de aprender. A criança aprende sílabas simples e complexas, a pronuncia, montagem e a completar cada sílaba.

Formar Palavras (Alfabetização) – Baseado no método fônico de aprendizagem, o jogo auxilia na alfabetização de crianças. Se apresenta em quatro categorias: Natureza, Comida, Objetos e Animais. Para facilitar a familiarização das crianças com as tecnologias, as imagens são baseadas em emojis.

Ceiça Chaves

 

Veja também

Topo