Do total de 212 contemplados com a CNH Cidadã, 93 estão realizando as aulas práticas nos centros de formação de condutores e 101 estão aptos a iniciar as aulas teóricas nas autoescolas. Outros 18 fazem provas teóricas no Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).
Por enquanto, entre esses contemplados, há moradores dos municípios de Boa Vista, Amajarí, Cantá, Mucajaí, Caroebe, São João da Baliza, Normandia e outros.
Sendo aprovados, os candidatos que já realizam as provas teóricas no Detran-RR, passarão para a próxima etapa que é o exame prático no pátio do Departamento. Obtendo êxito, estão aptos a receberem a CNH.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, destacou que o Departamento está trabalhando em conjunto com a ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) para readequar a lei que criou a CNH Cidadã.
“Queremos otimizar e desburocratizar o processo de seleção, para tornar os trâmites mais rápidos e eficientes. Essa primeira etapa demorou, mas conseguimos finalizar”, enfatizou.
CNH Cidadã
O Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos – CNH Cidadã foi instituído pela Leis número 338/2002 e 1.011/2015, regulamentadas pelo Decreto Estadual número 29.492-E, de 19 de outubro de 2020. A iniciativa concede às pessoas de baixa renda a oportunidade de obter a carteira de habilitação gratuitamente.
Emilly Duarte