Alunos da Escola Arco-Íris se divertem em passeio e bate papo com prefeito de Boa Vista

Na Capital da Primeira Infância, os pequenos cidadãos têm voz e vez. Ação inicia o Mês da Primeira Infância. – Fotos: Welika Matos/Léo Costa

O Mês da Primeira Infância se iniciou oficialmente em Boa Vista nesta quarta-feira, 3 com 21 alunos da Escola Municipal Arco-Íris participando da 3ª ação “Crianças na Prefs”. Foi um dia repleto de muita diversão, que já começou com um mini tour pela cidade, onde a criançada passeou de ônibus por pontos turísticos, conhecendo também alguns órgãos públicos municipais.

O momento mais importante foi o bate-papo das crianças com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a sala de reuniões do executivo municipal. Lá os alunos apresentaram suas queixas, elogios e sugestões. E em forma de desenho, expressaram o que desejam ter próximo de suas casas.

“Vivemos em uma cidade planejada para as crianças. E nada melhor que ouvir delas o que precisa melhorar, tanto em sua escola, quanto nas proximidades de sua casa, na pracinha do bairro. É sempre um prazer ouvir o que a garotada tem a dizer. Essa iniciativa já entrou para o calendário de ações do município”, disse Arthur.

Todos ganharam certificados e lembrancinhas pela participação. Para Elane Florêncio, coordenadora do Programa Família que Acolhe (FQA), a iniciativa só reforça o quanto a gestão municipal prioriza a primeira infância, acreditando que os pequenos podem de fato contribuir para o desenvolvimento da capital.

“É uma ação muito importante, que marca o mês da primeira infância e a gestão tem dado o exemplo quando o assunto é investir nas crianças. Um desses casos de sucesso é o FQA, que acompanha os pequenos até os seis anos de idade, oferecendo o apoio e suporte necessário nesse período que é considerado o mais importante”, disse.

Os pequenos

O aluno Pedro Henrique, de 7 anos, adorou a experiência e já faz planos para o futuro. “Gostei muito de conhecer o prefeito. Quando eu crescer quero ser secretário de Obras para construir muitas escolas”, contou.

Kayla Vitória, de seis anos, também aproveitou para fazer seus pedidos. “Gostei muito. Pedi para ele construir mais parquinhos na cidade. Adorei o prefeito e a ‘namorada’ dele”, disse a menina, se referindo à primeira-dama, Nathália Cortez.

Mês da Primeira Infância

O Brasil celebra pela segunda vez o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância. Foi instituído em 2021, por entender a importância de unir esforços pelo desenvolvimento integral da criança, da gestação até os seis anos. O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia da Infância (24 de agosto).

Sempre na frente, Boa Vista já é referência no assunto com o Programa Família que Acolhe, que já acompanhou cerca de 26 mil gestações em quase 9 anos de existência. É também referência no urbanismo. Ao aderir ao Urban95, vem projetando a Capital da Primeira Infância à altura média das crianças, a exemplo das praças, escolas.

Neste mês de agosto, mais ações alusivas estão ligadas ao Mês da Primeira Infância, como por exemplo, o Dia Mundial do Aleitamento Materno, onde a prefeitura está com uma semana de ações voltadas ao tema nas Unidades Básicas de Saúde. Terá ainda atividades em comemoração ao Dia dos Pais e o Dia da Gestante.

Ceiça Chaves e Marcus Miranda

 

Veja também

Topo