Alunos da Estácio criam site para facilitar acesso à Farmácia Popular em Boa Vista

A plataforma “AcessoFarma” mapeia farmácias populares na capital, lista medicamentos do programa e oferece orientações sobre documentação para retirada dos remédios. – Fotos: Ascom | Estácio

Estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio da Amazônia desenvolveram uma iniciativa online para apoiar a população no acesso a medicamentos subsidiados pelo Governo Federal. Trata-se do site AcessoFarma, que possui um mapa com farmácias participantes do programa Farmácia Popular em Boa Vista.

A criação do AcessoFarma surge da preocupação dos estudantes com a dificuldade, muitas vezes encontrada por pacientes, de localizar as farmácias populares próximas de suas casas. “O projeto nasceu da observação de uma demanda recorrente nas farmácias e Unidades Básicas de Saúde, que era a dificuldade dos pacientes em encontrar estabelecimentos credenciados e a falta de informação sobre a documentação necessária, o que muitas vezes resulta em ‘viagens perdidas’, explica a coordenadora do curso, Iara Leão.

No site estão marcadas as farmácias populares em Boa Vista, com seus respectivos endereços. Além disso, usuários podem buscar por farmácia, por região ou nome, facilitando o planejamento da retirada de medicamentos. A plataforma também traz informações de contato das farmácias, o que pode ajudar no agendamento ou na confirmação da disponibilidade de remédios.

“A iniciativa também representa um exercício prático de cidadania por parte dos alunos de Farmácia. Além da formação técnica, eles aplicam seus conhecimentos para beneficiar diretamente a comunidade local”, ressalta a coordenadora.

A ferramenta digital, que pode ser acessada por qualquer celular sem necessidade de instalação, possui também um catálogo atualizado com a relação completa dos medicamentos disponíveis para diversas doenças, como hipertensão, diabetes, asma, entre outros. Por fim, no site é possível encontrar orientação farmacêutica digital com instruções sobre as receitas e documentos exigidos para cada tipo de retirada, incluindo regras específicas para fraldas geriátricas e o programa Dignidade Menstrual.

“A plataforma pretende facilitar esse processo, promovendo transparência e praticidade para a população que depende de medicamentos essenciais por meio do programa”, observa a professora.

O programa

O programa Farmácia Popular é uma ferramenta de saúde pública do Governo que permite o acesso a medicamentos com subsídio ou de forma gratuita. Em Boa Vista, algumas farmácias estão localizadas em bairros como Asa Branca, Pricumã, Nova Canaã, Cauamé, Tancredo Neves, Caranã, Centro, Mecejana, São Francisco e Caimbé.

A ideia é tornar mais acessíveis a localização de cada uma, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou aquelas que não têm intimidade com ferramentas de busca digital sofisticadas.

”Como futuros farmacêuticos, nosso papel vai além do balcão. Precisamos garantir que o paciente tenha acesso ao tratamento. Essa ferramenta é uma extensão do cuidado farmacêutico, usando a tecnologia para derrubar barreiras de acesso”, destacou Elivan Silva, representante do Grupo de extensão.

Como acessar

O público interessado pode acessar a plataforma ‘AcessoFarma’ diretamente neste link. A navegação é simples, intuitiva e gratuita.

Alexsandra Sampaio

Veja também

Topo