Os 324 alunos do curso de formação da Polícia Penal da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), iniciaram na manhã desta quinta-feira, 13, mais uma ação de doação de sangue para o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima). A ação segue até esta sexta-feira, 14, com grupos de 50 pessoas por turno (manhã e tarde).
O secretário da Sejuc, André Fernandes, falou sobre a importância do ato solidário. “Doar sangue é doar vidas. Os alunos da Polícia Penal, se prontificaram para fazer essa doação e abastecer os bancos de sangue do Hemoraima, e principalmente para que as cirurgias que já estão acontecendo continuem ocorrendo sem alteração. Isso é a Polícia Penal contribuindo ainda mais para sociedade de Roraima”, disse.
O aluno Célio Roberto Feitosa, de 42 anos, afirmou que foi a primeira vez que doou sangue e ficou feliz em ajudar. “É uma experiência única. Às vezes para quem nunca veio, pode sentir um pouco de medo ou receio, até mesmo porque é algo novo. Mas o pelotão do segundo curso, abraçou a causa e nos sensibilizamos, e vejo que quem doa sangue, está doando vida. Fiquei muito feliz e tudo foi muito rápido. Quem nunca doou sangue, venha e faça parte de um seleto grupo de salvar vidas”, destacou o voluntário.
Requisitos para ser doador
O doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Precisa pesar mais de 50 quilos. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.
Joselinda Lotas