Alunos da rede estadual conhecem fábrica de azeite de dendê em São João da Baliza

40 estudantes do CEM João Rodrigues viram como é feito o plantio de dendê, da macaúba e do cacau. – Fotos: Ascom/Seed

Nesta quarta-feira, 9, alunos da 3ª série do ensino médio do CEM (Colégio Estadual Militarizado), João Rodrigues, município de São Luiz, fizeram uma visita técnica à fábrica de azeite de dendê BBF, localizada em São João da Baliza, sul de Roraima.

“Foram 40 estudantes da nossa escola que viram como é feito o plantio de dendê, da macaúba e do cacau. Eles puderam ter uma ideia de como é o setor do agronegócio, pensando na faixa etária de alunos que logo vão estar aptos para o mercado de trabalho”, disse o gestor pedagógico do colégio, Rubens Leitão Silva.

Durante a visita, os alunos foram recebidos pelo gerente da empresa, Francisco Maciel. Em seguida, assistiram a uma palestra sobre o funcionamento da fábrica. Após a palestra, realizaram visitas de campo, principalmente no plantio do dendê para a produção do óleo, muito utilizado na culinária baiana.

Ainda segundo o gestor, a empresa desenvolve um trabalho fundamental no sul do Estado com a produção de óleo mineral e biodiesel. Com a queima dos resíduos sólidos, o empreendimento produz energia limpa, algo que, para os alunos, foi interessante conhecer o processo.

Além da curiosidade, o momento serviu como uma opção de oportunidades que podem se abrir aos jovens que estão deixando a escola em busca do primeiro emprego, ou que pensam em buscar uma formação voltada para o setor de produção rural.

Esta foi a visão da aluna Ana Beatriz Silva, uma das estudantes que esteve na fábrica. Para ela, está sendo uma experiência muito incrível poder visitar a fábrica. “Agradeço à equipe por compartilhar a experiência sustentável que nós, como futuro do Brasil, precisamos ter e praticar”, disse.

Layse Menezes

 

 

Veja também

Topo