Alunos da rede municipal se preparam para a avaliação do Saeb 2023

Através do projeto “Gestores Unidos”, as escolas municipais estão na jornada ao rumo aos bons resultados deste importante exame nacional que mede a qualidade do ensino no Brasil. – Fotos: Semuc/PMBV

Desde o início do ano, as escolas da rede municipal de Boa Vista vem se preparando para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As provas estão previstas para acontecer entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro em todas as unidades de ensino da capital. Cerca de 6.193 alunos do 5° Ano de 55 escolas participarão da avaliação.

O SAEB é um conjunto de avaliações em larga escala que permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) realize um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são realizadas a cada dois anos, entre alunos do 5° e 9° Ano do Ensino Fundamental e 3° ano do ensino médio.

Através do Projeto “Gestores Unidos”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem, desde 2021, utilizado como uma ferramenta crucial para planejar e integrar toda a rede educacional. A secretária adjunta, Meyre Jane Gomes, destacou a importância dos professores e gestores se aproximarem dos estudantes e responsáveis neste processo, auxiliando toda a comunidade escolar a alcançar os resultados.

“Com este projeto, criamos, implementamos e organizamos estratégias para as escolas avançarem. Cada gestor é instruído com base em um plano construído coletivamente em reuniões. Em seguida, com a ajuda de sua comunidade escolar, esse gestor coloca o plano em prática, assim, conseguimos orientar e ajudar os estudantes a terem um bom desempenho escolar.” esclarece Meyre Jane.

A Escola Municipal Maria Teresa Maciel tem adotado uma abordagem proativa para auxiliar o aprendizado neste momento. Segundo a gestora Maria do Carmo de Azevedo, a instituição tem se dedicado intensamente à preparação dos alunos do 5° ano desde o ano anterior.

“Realizamos aulas focadas em português e matemática, promovemos simulados e monitoramos os resultados individuais dos estudantes diariamente. Além disso, apoiamos os professores, fornecendo os recursos e ferramentas necessárias para maximizar o aprendizado dos alunos”, destacou a gestora.

A aluna Bianca Ruana, 10 anos, demonstrou entusiasmo e confiança ao falar sobre a proximidade da prova. “Além de contar com a ajuda dos meus professores na escola, também faço minha parte e estudo em casa. Acho que irei me sair muito bem na SAEB.” diz estudante.

Laura Silvestre

 

Veja também

Topo