Alunos de escolas de Boa Vista participam de feira para auxiliar na escolha da carreira

Quase 1500 alunos participaram da Feira de Profissões, que ocorreu nos dias 10, 11, 17 e 18 no Claretiano. – Foto: Ascom/Claretiano

O tão esperado momento de finalmente escolher qual profissão seguir nem sempre é uma tarefa fácil para quem está concluindo o ensino médio. Pensando nisso, a equipe do Claretiano preparou a Feira de Profissões, que ocorreu todas as tardes dos dias 10,11,17 e 18 deste mês, no Claretiano Faculdade de Boa Vista.

A Feira é voltada para alunos do 3° ano do ensino médio, e contou com uma programação extensa de apresentações, simulação de tribunal do júri, técnicas de salvamento na área de enfermagem, degustações de gastronomias e momentos para tirar dúvidas sobre as carreiras e entrega de brindes.

Durante os quatro dias de evento cerca de 1436 alunos puderam não somente obter conhecimento mais aprofundado sobre mais de 10 cursos como também tirar dúvidas com profissionais e professores. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), 49% do total de alunos abandonam o ensino superior e um dos principais fatores são dificuldades de identificação com a carreira e escolha influenciada por pais ou parentes.

Para o Coordenador Administrativo do Claretiano de Boa Vista, Matheus Aleixo, é fundamental ter essa apresentação dos cursos para que os alunos possam fazer a melhor escolha da carreira. “Nós sabemos que a escolha do curso é um momento em que nem todos os alunos já decidiram o que vão fazer, ou qual área mais se identificam, então a Feira é justamente para facilitar nessa decisão”.

O aluno Ronald Guimarães,17 anos, que esteve presente na feira, o momento foi de auxílio na tomada de decisão. “Eu acredito que me ajudou não somente a entender melhor o mercado de trabalho como também na escolha da carreira que irei seguir”.

Já a aluna Alice Martins, 17 anos, essa foi a chance de conhecer a instituição de ensino superior. “Foi bem interessante essa proposta, porque às vezes estamos confusos sobre qual carreira seguir e até mesmo onde poderemos encontrar o curso que desejamos”.

Segundo o professor de Geografia Alexandre Cosme, que esteve presente acompanhando os alunos, ressaltou que ajuda na tomada de decisão. “Essa iniciativa do Claretiano – Faculdade é de suma importância pois como todo papel educacional é preparar o cidadão a ser inserido no mercado de trabalho, podemos perceber que a Feira atua exatamente como suporte para designar qual área o aluno irá desenvolver na sociedade”.

Sobre a Feira de Profissões

Essa foi a quinta vez que ocorreu a Feira de Profissões do Claretiano Faculdade para os alunos do 3° ano do ensino médio de Boa Vista conheceram sobre diversos cursos e poderem assim escolher com mais facilidade a carreira que desejam seguir.

Para a professora e coordenadora do curso de enfermagem do Claretiano Conceição Chaves, essa é uma oportunidade de impulsionar os alunos na escolha da carreira que mais se identificam. “Uma oportunidade ímpar, pois muitos alunos chegaram aqui com um pensamento, masao conhecer melhor acabaram se identificando com outro curso que conheceu na Feira de Profissões”.

Durante os dias da feira estiveram presentes alunos das escolas estaduais Senador Hélio da Costa Campos, Monteiro Lobato, Camilo Dias, Gonçalves Dias, Airton Senna, Ana Libória, Lobo D’Almada, Dr. Luiz Hittler Brito de Lucena, Jesus Nazareno, Antônio Carlos Natalino, e Claretiano Colégio.

Cursos apresentadas no evento

Análise de sistema, pedagogia, biomedicina, gestão de recursos humanos, estética, terapia ocupacional, fisioterapia, gastronomia, administração, educação física, direito, enfermagem e nutrição. .

Bolsas de Estudo

O Claretiano – Faculdade de Boa Vista oportunizou aos participantes na feira 100 de bolsas de estudos de graduação para cursos presenciais na unidade na Unidade de Boa Vista. Ao todo, são 600 bolsas que o Claretiano – Rede de Educação tem disponibilizado no Brasil, das quais, 100 estarão disponíveis em Boa Vista.

Para participar, a pessoa interessada deve visitar a unidade até o dia 30 de novembro e procurar o Setor Social para saber todos os detalhes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.Não é necessário realizar agendamento.

A faculdade fica na rua Antônio Augusto Martins, 52 no Bairro São Francisco. Vale dizer que será preciso cumprir os critérios socioeconômicos definidos pela instituição.As bolsas serão válidas para cursos presenciais, para ingressantes no primeiro ano do curso, no 1º semestre de 2023.

Quem tiver interesse pode adiantar a inscrição no curso escolhido pelo site claretiano.edu.br. São duas formas de ingresso: usando a nota do Enem ou fazendo a redação on-line.

Edellen Aquino

 

 

Veja também

Topo