Alunos do Curso de Robótica da Prefeitura participam de avaliação nacional

Mais de 100 alunos farão a prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerado o maior evento de robótica da América Latina. – Fotos: Diane Sampaio

Nesta terça-feira, 13, começou a aplicação das provas teóricas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) aos 115 alunos do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista. O exame é aplicado em todo o país, de forma simultânea, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na resolução de desafios práticos.

A OBR é uma competição anual que ocorre desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. Além disso, é um importante mecanismo de estímulo ao estudo da robótica nas escolas, promovendo o interesse dos alunos por essas áreas do conhecimento.

Dos 115 alunos do curso de robótica, 17 pertencem à equipe de competidores, que representam Boa Vista em eventos por todo o país. O time, inclusive, acumula diversos títulos em disputas locais e nacionais. De acordo com o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Antônio Celso, a expectativa é que os alunos tenham um bom desempenho e possam colocar a capital em evidência no cenário da robótica brasileira.

“A participação na Olimpíada Brasileira de Robótica é uma oportunidade única para os alunos do CCTI mostrarem seus talentos e potencial na área de robótica. Além disso, a competição é uma porta de entrada para outros eventos e competições internacionais, como a RoboCup, que reúne equipes de robótica de todo o mundo. Além de servir para avaliar se a gente conseguiu transmitir o conhecimento para os nossos alunos”, disse.

A Avaliação

As provas da OBR têm duração de três dias consecutivos. Começou nesta terça-feira e continua na quarta e quinta-feira, dias 14 e 15. Os alunos estão passando por desafios que enfrentarão não apenas conhecimentos específicos de robótica, mas também habilidades transversais em disciplinas como ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens. Essa abordagem multidisciplinar reflete a importância da robótica como uma área de estudo que integra diferentes campos do conhecimento.

Além de testar os conhecimentos teóricos dos participantes, a OBR também inclui uma etapa prática, em que os alunos precisam construir robôs capazes de realizar tarefas específicas. Essa combinação de desafios teóricos e práticos ajuda na capacidade dos alunos de aplicar seus conhecimentos e habilidades de forma efetiva, buscando soluções inovadoras e criativas para os problemas propostos.

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo