Alunos e professores da rede estadual serão contemplados com chips para acesso à internet

O objetivo do Programa é promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico do ensino público. – Fotos: Ascom/Seed

Alunos e professores das escolas estaduais de Ensino Médio que receberam tablets educacionais agora serão contemplados com chips (sim cards) de 20 GB de internet móvel.

A ação é mais um investimento do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) na área de tecnologia educacional.

A internet disponibilizada é da operadora Claro. Os recursos para aquisição dos chips de conectividade são oriundos do Governo Federal por meio do Piec (Programa de Inovação Educação Conectada), na ordem de R$ R$ 8,5 milhões. O objetivo do Programa é promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico do ensino público.

“A Seed dividiu esse recurso em dois projetos: um deles adquirindo 45 mil chips para que todos os alunos do Ensino Médio, professores e uma parcela de alunos do Ensino Fundamental, primeiramente do 9º ano, recebam o dispositivo para que possam ter internet”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da secretaria, Samuel Castro.

Ele destacou ainda que o outro projeto é a aquisição de tablets para atender os estudantes do Ensino Fundamental, e que o processo já está em andamento na Secretaria.

Chips devem ser entregues para escolas em setembro

Os gestores das escolas do Ensino Médio em que foram entregues os tablets têm até o dia 23 de agosto para enviar, devidamente preenchida, uma planilha de dados de todos os alunos que receberam os equipamentos.

Até o momento, o Governo de Roraima já distribuiu 21.850 tablets para estudantes de escolas localizadas na capital, interior e comunidades indígenas.

Uma equipe da GTIC (Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação) da Seed fará a análise das planilhas enviadas pelas escolas, e então os chips serão liberados. A entrega dos sim cards está prevista para iniciar no mês de setembro.

“Mesmo quem ainda não recebeu tablets vai receber os chips que podem ser colocados no celular ou outro equipamento. Os alunos e professores terão internet custeada pelo Governo de Roraima por um ano. Caso o aluno saia da escola, tanto o chip quanto o tablet vão ser devolvidos para serem utilizados por outro aluno”, detalhou Samuel.

No ato de recebimento do chip, os alunos ou responsáveis devem assinar um termo de compromisso, que será disponibilizado para as escolas assim que os dispositivos forem liberados para uso.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo