Alunos passam por avaliação biométrica e recebem orientações sobre educação nutricional

Este trabalho é feito todo início e final de ano para que os profissionais calculem o IMC das crianças e consigam trabalhar as principais dificuldades motoras. – Fotos: Welika Matos

Esta semana, a Prefeitura de Boa Vista deu início a avaliação biométrica (medição do peso e altura) dos alunos da rede municipal de ensino. Como é tradição, o trabalho é feito todo início e final de ano para que os profissionais de educação física das escolas calculem o índice de massa corporal (IMC) das crianças e consigam trabalhar as principais dificuldades motoras dentro e fora da sala de aula.

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Edsonina de Barros Villa¸ Fábio Luiz dos Santos, é através dessa avaliação que a escola consegue alinhar o ensino na quadra com a sala de aula para melhorar o desempenho escolar e pessoal dos alunos. “Existem turmas, por exemplo, que mais de 50% dos alunos apresentam sobrepeso. Isso direciona nosso trabalho a fim de minimizar esses impactos, porque o aluno com sobrepeso ou até em obesidade, tem menos agilidade, velocidade e locomoção o que também interfere na sala de aula”, disse.

A equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está levando orientações aos alunos sobre educação nutricional, em parceria com os acadêmicos de duas faculdades locais. Dentro da sala de aula, os alunos aprendem sobre os alimentos saudáveis que devem ser incluídos diariamente na alimentação e os poucos nutritivos e que devem ser evitados. Dinâmicas deixam o tema mais leve e divertido.

“Estamos mostrando as propriedades das frutas, verduras e legumes relacionando isso com o cardápio da merenda escolar. Com isso, eles terão motivação para aceitar melhor o nosso cardápio. Incentivamos muito o consumo dos produtos naturais e mostrando para eles os prejuízos que os produtos processados que geralmente eles trazem como merenda de casa, trazem para a saúde”, declarou Letícia Bueno, nutricionista.

Quem está buscando mudar os hábitos é a aluna Pietra Maria, 11 anos. “A prefeitura está fazendo um bom trabalho, porque é muito importante para a gente. Tem crianças que não entendem sobre obesidade, não gostam de verduras e frutas. Antes eu só comia chocolates e besteiras. E com as orientações na escola e em casa, eu estou gostando de comidas mais saudáveis”, disse.

Cardápio da merenda escolar: A biometria também é uma ferramenta essencial para a elaboração do cardápio escolar. Hoje o município segue todas as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar para que as os alunos tenham um cardápio equilibrado nutricionalmente. Além disso, é respeitado a cultura da região, procurando utilizar os produtos da Agricultura Familiar.

Aulas de Educação Física: É nas quadras das escolas que a prefeitura estimula os alunos a praticarem atividades físicas, resgatando as brincadeiras tradicionais que fizeram parte da infância de muitos adultos. Os alunos aprendem a iniciação desportiva, conhecem esportes desconhecidos e brincadeiras de fora do Brasil, além dos jogos intelectivos e os brinquedos de sucatas que fazem a alegria da criançada durante as aulas.

“Muitas dessas crianças só fazem atividade física na escola. Justamente é nesse momento da aula que a gente proporciona essa atividade física semanal para essas crianças. Procuramos estimular eles, para que tenham o máximo de vivência motora possível para a melhora da qualidade de vida deles”, disse.

Ceiça Chaves

 

Veja também

Topo