Estudantes do CME (Colégio Militar Estadual) Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges conquistaram 24 medalhas na 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra.
Dentre as escolas roraimenses, o CME foi a instituição de ensino que conquistou o maior número de medalhas na Olimpíada GeoBrasil. Foram seis condecorações de ouro, três de prata e quinze de bronze alcançadas pelos alunos .
A conquista do ouro na competição assegurou uma das três vagas para representar Roraima na cidade de Campinas (SP), nos dias 25 a 27 de novembro.
Interior
A EMTI (Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral) José de Alencar, localizado no município de Rorainópolis também participou da olimpíada, recebendo a medalha de prata na fase estadual.
Agora, os alunos João dos Santos Cunha, Deyse Kelli Oliveira Morais e Ana Rita Gomes de Castro, formam “Os Rurais”, única equipe do interior do Estado que conseguiu se classificar para a terceira fase em Campinas. Eles foram coordenados pelo professor Roniel Vitor de Oliveira
“Como professor coordenador, agradeço muito a participação dos alunos e a colaboração da gestão da escola. Todos estamos de parabéns”, explicou Roniel.
O objetivo primordial da olimpíada é fortalecer o processo de construção do conhecimento geográfico e contribuir para o processo ensino aprendizagem, tendo como pressuposto o ensino para uma formação cidadã.
A competição
A Olimpíada GeoBrasil é uma competição científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, abrangendo temas de Geografia e das Geociências.
Os medalhistas terão a oportunidade de fazer parte da Seleção Brasileira que participará da Olimpíada Internacional de Geografia (IGeo) em 2023 na cidade de Bandung, Indonésia.
Neyderson Sampaio e Layse Menezes