O Governo de Roraima, por meio do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar), da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social, realizou, nessa sexta-feira, 11, a entrega de cestas básicas aos moradores que foram afetados pela enchente do Rio Trairão no município de Amajari.
Foram atendidas 33 famílias, que precisaram deixar suas residências, situadas nas proximidades das margens do rio, devido a inundação do local onde vivem e obtêm a subsistência.
O município de Amajari, principalmente a região do PA Trairão, foi o mais atingido pelas chuvas registradas em Roraima no final do mês de fevereiro e início de março. Até este sábado, dia 12, foram registrados 74,2 milímetros de chuvas em março, mais que o dobro do previsto para todo o mês.
“Desde que recebemos a informação das dificuldades enfrentadas pelos municípios, estamos atuando nas ações de resposta”, destacou o comandante geral do CBMRR e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de Roraima, coronel Anderson Carvalho de Matos.
Apoio aos Municípios
O Governo de Roraima está atuando nas ações de resposta desde o dia 5 deste mês e, conforme orientação do governador Antonio Denarium, permanecerá com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil nos locais atingidos pelas cheias, enquanto for necessário.
“As equipes estão registrando redução do volume de chuvas e diminuição do nível dos rios no Amajari. O tráfego de veículos foi normalizado na RR-203 e na vicinal de acesso ao Projeto de Assentamento Amajari. Aos poucos, as famílias afetadas estão retornando para suas residências, mas permaneceremos no local até que a última família esteja de volta ao seu lar”, disse o governador.
La Niña e as Chuvas em Roraima
Roraima vem sendo afetado desde o final de fevereiro pela ação do La Niña, um fenômeno caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Diferentemente do El Niño, a ocorrência do La Niña causa um aumento do volume de chuvas nos estados do Norte e do Nordeste, assim como aumento do calor e de seca nos estados do Sul do Brasil.
Somente nos três primeiros meses de 2022, Roraima já registrou chuvas acima da média em fevereiro e março, sendo que o volume acumulado registrado até o momento foi de 129,4 mm, enquanto o normal para o trimestre era de 74,1 mm.
Macksuel Lopes