O Governo Presente chegou ao município de Amajari, nesta sexta-feira, 15, com muitos serviços de saúde, sociais, jurídicos, agricultura familiar e indígena, entre outros, realizados pelas secretarias e instituições estaduais, além de instituições parceiras, como a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado).
A ação principal ocorreu no Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias de Souza, na Vila Brasil, sede do município, e beneficiou milhares de pessoas da sede e de regiões próximas, como a autônoma Alice Peixoto.
Moradora da Vila Brasil, a autônoma acompanhou a mãe, que foi atendida com a emissão de importantes documentos. Para ela, ações como o Governo Presente são positivas, pois trazem para mais perto serviços que, muitas vezes, só poderiam ser acessados na capital, Boa Vista.
“É muito bom para essas pessoas que necessitam, porque tem muita gente que não tem condições de ir para Boa Vista emitir certidão de nascimento ou identidade, o que é o nosso caso. Como a gente não tem uma renda fixa boa e estava tendo essa ação aqui, a gente a trouxe para poder tirar a certidão de nascimento e emitir a segunda via da identidade dela”.
Além dos serviços ofertados no mutirão, o Governo de Roraima consolidou importantes investimentos para as áreas da agricultura familiar e indígena, educação e esporte. Na parte social, foram entregues 1.479 cartões do Cesta da Família e 107 certificados do Emprega Jovem.
Para a agricultura familiar e indígena de Amajari, foram repassadas 25 casas de farinha, uma forrageira, 17 pulverizadores e insumos para a ampliação da piscicultura. Para escolas estaduais e municipais, foram repassados 100 tablets e três laboratórios móveis e, no esporte, 13 grupos esportivos do município foram beneficiados com kits esportivos.
“É o Governo presente na agricultura familiar, na infraestrutura, na educação, levando melhorias e qualidade de vida para a população. A todos de Amajari, o nosso muito obrigado pelo carinho e pela receptividade. Que todos daqui do município tenham a certeza de que somos um Governo que trabalha para o bem do nosso povo”, ressaltou o governador Antonio Denarium.
Visitas técnicas
Durante a agenda no município de Amajari, a equipe do Governo realizou três importantes visitas técnicas referentes à infraestrutura de rodovias e à agricultura familiar e indígena do Estado.
No que tange a agricultura familiar e indígena, foram realizadas duas visitas: a primeira no polo de produção das comunidades indígenas Juracy e Urucuri, onde há o plantio de 25 hectares de milho, com previsão de colheita de 120 sacas por hectare para ainda este ano.
Já a segunda visita ocorreu na Chácara Braven, na Vila Brasil, onde foi plantado pela primeira vez o grão. O cultivo foi iniciado em junho deste ano em uma área de 6 hectares.
Ambos os plantios foram criados por meio do Projeto de Grãos coordenado pelo Governo de Roraima.
Referente à infraestrutura das rodovias e vicinais, a equipe técnica realizou vistoria nas obras de asfaltamento de 17 quilômetros da vicinal Tronco-Trairão, que segue em andamento e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. O investimento na obra é de R$ 29.037.715,00, oriundo de recursos do senador Mecias de Jesus e contrapartida do Governo de Roraima.
Ayan Ariel