Amazontech 2025: começa hoje em Boa Vista um dos maiores eventos de sustentabilidade e inovação na Amazônia

Com 110 palestras, evento promovido pelo Sebrae Roraima e parceiros objetiva impulsionar negócios e oportunidades que impactem positivamente o futuro da região. – Foto: Divulgação

O Amazontech 2025, um dos maiores encontros de inovação, tecnologia, sustentabilidade e negócios da Amazônia, começou a ser realizado a partir desta quinta-feira, 4, e vai até sábado, 6, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, capital do estado.

Com 110 palestras gratuitas em uma área equivalente a três campos de futebol, o evento, promovido pelo Sebrae RR, é um espaço único para promover conexões estratégicas relevantes, essenciais para impulsionar negócios sustentáveis e gerar oportunidades que impactem positivamente o futuro da Amazônia, incluindo os países fronteiriços.

Desta vez, o evento retorna ao local onde nasceu, há 25 anos, por iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Roraima (Sebrae RR), agora em parceria com a Embrapa, a UFRR, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima e seis outras unidades estaduais do Sistema Sebrae (AC, AM, AP, MT, PA e RO). O Governo de Roraima foi o maior patrocinador do evento.

Da COP-30 à riqueza cultural

Entre os temas que foram debatidos nas 46 atividades de hoje, duas palestras e um seminário estiveram dedicados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-30, que será realizada em Belém, capital do Pará, durante o período de 10 a 21 de novembro deste ano.

Uma foi a palestra trata da “COP e os Pequenos Negócios”, pauta discutida em maio deste ano, no 6º Ciclos  (Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios) realizado em Brasília pelo Sebrae Mato Grosso. Na ocasião, foram discutidas propostas para serem debatidas no encontro na COP e medidas para mitigar os impactos dos desastres naturais para o segmento.

Abordagem semelhante foi promovida no ”Seminário: Modelos Amazônicos para contribuição na COP-30”, com o objetivo de valorizar e preservar a diversidade cultural e ambiental da região. Haverá ainda a palestra sobre “Energia e os objetivos da CFOP-30: transição energética, diversificação, cadeias produtivas e o papel das biomassas”.

Durante o encontro, foram abordados outros temas estratégicos como bioeconomia, tecnologia verde, inovação digital e soluções sustentáveis que valorizam a riqueza natural e cultural da Amazônia.

A programação diversificada conta com seminários, palestras magnas, oficinas práticas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos de aprendizado e networking.

Foi prevista a participação de representantes de empresas, startups, pesquisadores, líderes comunitários, governos locais de Guiana, Equador e Barbados, ONGs, bancos, caravanas do Sebrae Nacional e das unidades estaduais da região e outros parceiros estratégicos que buscam unir esforços em prol da sustentabilidade regional está prevista, assim como a de profissionais autônomos engajados com práticas inovadoras e sustentáveis.

Voz aos povos tradicionais

De acordo com o Sebrae RR, o Amazontech 2025 é construído sobre três pilares essenciais:

Inclusão social, valorização cultural e popularização da ciência: Este pilar tem como propósito “Dar voz aos povos tradicionais, valorizar o conhecimento ancestral e tornar a ciência acessível a todos, fortalecendo a identidade da Amazônia”.

Ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento: Busca fomentar a pesquisa e a inovação como ferramentas essenciais para alavancar a economia da região de forma inteligente e eficiente, impulsionando o desenvolvimento pelo conhecimento científico.

Empreendedorismo sustentável e inclusão econômica: Visa promover a criação de negócios que são economicamente viáveis e, ao mesmo tempo, respeitam o meio ambiente e a cultura local, garantindo que o crescimento econômico seja compartilhado e benéfico para toda a comunidade.

Destaques da programação

Entre os principais destaques, o Amazontech 2025 conta com:

Hackathon: Maratona tecnológica multidisciplinar onde equipes buscam desenvolver soluções reais para os desafios específicos da Amazônia, unindo diferentes áreas do conhecimento em prol da inovação.

Podcast exclusivo: Debates com especialistas e personalidades serão gravados ao vivo, proporcionando um conteúdo aprofundado e acessível sobre temas cruciais para a região.

Rodadas de negócios: Uma das atividades mais estratégicas, contará com a participação de compradores nacionais e internacionais, incluindo delegações da Guiana, Equador e Barbados. O objetivo é criar oportunidades de negócios concretas e gerar faturamento para as empresas locais.

Palco 360: Espaço dedicado a pitches (apresentações rápidas), onde empresas e startups apresentarão suas propostas de soluções inovadoras para os desafios da Amazônia, conectando-as a potenciais investidores. (Com informações da assessoria do Amazontech/Sebrae RR)

Abnor Gondim | Agência Plano News

Veja também

Topo