Para fortalecer a rede SUS (Sistema Único de Saúde) no diagnóstico da hanseníase e tuberculose, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está promovendo uma capacitação para profissionais que atuam na área laboratorial do Estado.
Iniciada na segunda-feira, 12, a atividade segue até o fim desta sexta-feira, 16, sendo voltada para servidores de unidades de saúde do Amajari, Caracaraí, Caroebe, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz, além de profissionais do HGR (Hospital Geral de Roraima), HC (Hospital das Clínicas) e Dsei-L (Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste).
“O objetivo e a importância dessas capacitações é ter um maior número de profissionais treinados, proporcionando mais locais que realizam esses tipos de diagnóstico, reduzindo o tempo de resposta para a nossa população”, ressaltou a diretora técnica do Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), Cátia Meneses.
Entre os assuntos abordados na capacitação estão os parâmetros de biossegurança; normas e técnicas de coleta para realização de diagnóstico de patologias; e leitura e interpretação de lâminas.
“É extremamente importante ampliarmos o diagnóstico para os municípios, de forma que os pacientes não precisem se deslocar até a capital para realizar esses diagnósticos laboratoriais. Assim nós fortalecemos o nosso Estado com vários profissionais capacitados e habilitados”, completou Cátia.
Farmacêutica e bioquímica do posto de saúde do município de São Luiz, Raquel Amorim afirmou que capacitações como essas são vitais não só para ampliar seu conhecimento do profissional, mas também fortalecer a saúde de qualidade para a região Sul do Estado.
“Tivemos um excelente conteúdo, com teoria e prática. Aprendemos novas técnicas para oferecer um trabalho de qualidade para a nossa população”, declarou a participante.
Suyanne Sá