A TV Assembleia, canal 57.3 exibirá nesta terça-feira, 25, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a partir das 13h30, com reprise às 17h e às 20h, o espetáculo infantojuvenil ‘Dandara na Terra dos Palmares”, produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro. O musical aborda o racismo estrutural no Brasil e resgata a ancestralidade negra.
“Nós temos esse compromisso de pautar nossa programação pelo respeito à diversidade, à pluralidade. A emissora legislativa entende a necessidade de promover o debate antirracista, precisamos somar esforços que demonstrem que esse debate é presente, é constante e que diz respeito à toda a sociedade”, ressalta a superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR), Sônia Lúcia Nunes.
O enredo da peça gira em torno da menina Dandara, que após vivenciar, de forma cruel, o racismo na escola, passa a se questionar e rejeitar sua origem e o próprio nome, história que se confunde com a de muitas outras meninas negras no Brasil. Com linguagem lúdica e poética, o espetáculo baseado na vida da heroína Dandara dos Palmares, promove a consciência e valorização da cultura negra, além da reflexão acerca da questão racial no país.
“A construção desse espetáculo, feito por pessoas pretas, nessa perspectiva de acessar o público negro feminino, mas, principalmente, infantojuvenil, por acreditarmos que as crianças e jovens são o futuro do país. A gente precisa alcançar esse público para trabalhar a consciência racial. Dandara na Terra dos Palmares se baseia nas memórias que ao longo do tempo foram apagadas e que a gente vem reconstruindo, recapturando, resgatando, através do teatro, da música, da dança, da literatura”, disse Natalyne Santos, que divide a direção musical, canções e arranjos da peça soteropolitana com Emille Lapa.
A diretora destaca que na cidade Salvador-BA, onde a Arte Sintonia Companhia de Teatro nasceu, este é um mês em que o protagonismo e a importância da mulher negra na sociedade são intensamente debatidas e enfatizadas. “Agora, no Julho das Pretas, acontece uma programação bastante extensa com relação às mulheres negras e todos os seus enfrentamentos. E Dandara na Terra dos Palmares aborda a ancestralidade, fortalece a autoestima e possibilita às crianças e adolescentes, compreender, valorizar e aceitar suas origens”, pontuou.
Conforme a superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia, essa não é a primeira parceria firmada com companhia de teatro soteropolitana, composta apenas por atores negros e que traz no repertório musicais para todas as idades. “Em 2021, nesse mesmo dia, a TV Assembleia exibiu o musical ‘Se Acaso Você Chegasse’, que narra acontecimentos da vida da cantora Elza Soares, dando voz às vivências da negritude”, completou.
Ficha Técnica
Espetáculo infantojuvenil ‘Dandara na Terra dos Palmares’:
Texto e produção: Antônio Marques
Direção artística, cenário e figurinos: Agamenon de Abreu
Canções, arranjos e direção musical: Emille Lapa e Natalyne Santos
Direção de movimento: Cristiane Florentino
Encenação: Maria Alice Xavier, Yandra Góes, Denise Correia, Gilson Garcia, Leonardo Freitas, Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos
Preparação vocal: Manuela Rodrigues
Iluminação e operação de luz: Luciana Liege
Vídeo e fotografia: Anderson Soares
Áudio mídia: Lívia França
Concepção de maquiagem: Lívia França e Agamenon de Abreu
Adereços: Agamenom de Abreu, Zoíla Barata, Sueli Garcia, Ricardo Vieira, Natalyne Santos e Gilson Garcia
Crochês: Maria da Paz
Cenotecnia e costura de cenário: Agnaldo Queiroz, Adriano Passo, Cássio Vieira (Tomate) e George Santana
Modelagem e costura: Guida Maria e Lucinha Lopes
Aquarela de Dandara: Agamenon de Abreu
Assessoria jurídica: Arlane Abreu
Assessoria de imprensa: Biz Comunicação Integrada