A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz (AGMAL), que atualmente atende mais de 15 mil famílias de pessoas com deficiência de todos os municípios de Roraima, vai realizar neste sábado, 22, a partir das 16h, um arraial com comidas típicas, shows musicais, sorteio de brindes para pessoas com deficiência e um grande bingo. O evento acontece na sede da entidade, localizada na avenida João Alves Brasil, nº 115, Conj. Cabos e Soldados, bairro Caranã.
No início da noite, haverá o “Bingão do Arraiá dos Anjos” com o sorteio de quatro prêmios: uma batedeira, um fogão, um celular e uma novilha com aproximadamente 300 kg. A cartela custa R$ 20,00 e todo o dinheiro arrecadado será destinado à quitação de dívidas da associação. Para adquirir sua cartela, entre em contato com os telefones 99122-4796 ou 99112-3438.
A presidente da Anjos de Luz, Conceição Gomes, ressaltou a importância de realizar o arraial para aproximação e descontração das famílias assistidas pela entidade. “Agradecemos a participação de todos os parceiros, colaboradores e voluntários que estão contribuindo para o evento e mantendo vivo o sonho da Das Dores. Sempre digo que o sonho era dela, mas o objetivo de manter o projeto vivo é de cada um de nós”, disse.
Origem
A AGMAL é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 4 de setembro de 2008. A filosofia consiste em promover a aproximação, cooperação e integração dos pais das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes uma vida digna com saúde, lazer e integração à sociedade.
A entidade surgiu devido à problemática percebida por um grupo de mães, diante das dificuldades enfrentadas no cotidiano da família com um filho que apresenta algum tipo de deficiência. Dentre elas, estão a acessibilidade, o preconceito, a discriminação, a saúde, o trabalho, os conflitos familiares, a negação da família, a falta de condições financeiras entre outras.
A casa de apoio é destinada a pessoas com deficiência e seus familiares que residem no interior de Roraima e precisam se deslocar até a capital para fazer tratamento, exames, consultas, solicitação de documentos entre outros serviços, dispondo de alimentação e acolhimento. Somente em 2022, a casa hospedou em torno de 10 mil pessoas com deficiência e seus familiares.