
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto de Roraima) deu início, nesta segunda-feira, 26, à Jornada Pedagógica 2026, marcando o retorno dos professores às escolas da rede estadual para o planejamento e a organização do ano letivo, que começa na próxima quinta-feira, 29.
A iniciativa abre oficialmente as atividades escolares de 2026 e tem como foco o acolhimento, a formação continuada e o alinhamento pedagógico dos profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
Para o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, a Jornada Pedagógica é um momento estratégico para fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas ao longo do ano.
“Mais do que um evento de formação, a Jornada representa um espaço de escuta, acolhimento e valorização dos nossos profissionais. Começamos o ano reafirmando que ser professor é um propósito de vida e que investir na formação docente é investir diretamente na qualidade da educação pública”, destacou o secretário.
Com o tema “Profissão docente: um propósito de vida”, a Jornada Pedagógica 2026 será encerrada na quarta-feira, 28, com uma palestra show no Parque Anauá, a partir das 17h, com Lucas Teixeira, cofundador do projeto Inspira, não pira.
O evento contará ainda com a apresentação da plataforma Educarr, voltada à inserção e ao compartilhamento de informações educacionais em âmbito estadual.
“Estaremos juntos na Jornada Pedagógica da Seed, fortalecendo a educação pública de Roraima. Vamos trabalhar propósito e felicidade na educação, entendendo que os profissionais precisam ter clareza do seu papel e serem estimulados a cultivar a felicidade como algo positivo para si e para os alunos”, afirmou Lucas Teixeira.
Voltada exclusivamente aos profissionais da rede estadual, a Jornada contempla toda a rede de ensino. As inscrições para a palestra show seguem abertas até o dia 27, com vagas para cerca de 2 mil participantes, entre professores, gestores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e equipes de apoio pedagógico. O cadastro pode ser feito por meio deste link.

Programação
A programação teve início nesta segunda-feira, 26, com o retorno dos professores às unidades de ensino, nos turnos da manhã e da tarde. Na terça-feira, 27, o foco será o planejamento pedagógico nas escolas, com formações transmitidas ao vivo, abordando temas como Metodologias Ativas, por meio da Rieh (Rede de Inovação para Educação Híbrida), iniciativa do Governo Federal, e em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).
As formações contarão com a participação do professor da Universidade Federal de Roraima, Umberto Zottich, referência na aplicação de metodologias inovadoras no ensino.
A secretária adjunta da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, destacou que a Jornada foi pensada para dialogar com os desafios contemporâneos da educação. “Estamos promovendo uma formação alinhada às diretrizes nacionais, às necessidades da nossa rede e à realidade das salas de aula. A Jornada estimula a reflexão, a troca de experiências e o planejamento colaborativo, fundamentais para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade”, afirmou.

O encerramento da Jornada Pedagógica 2026 ocorre na quarta-feira, 28, das 17h às 21h, no Parque Anauá, reunindo profissionais da educação em um momento de integração e inspiração. O destaque da noite será a palestra “Propósito e Felicidade”, ministrada por Lucas Teixeira, além da apresentação da plataforma Educarr, reforçando a importância do acolhimento e da organização de dados das escolas estaduais.
Representando o Sebrae-RR, Tálison Elton destacou a importância da Jornada Pedagógica 2026. “Cuidar de quem cuida de gente é uma das grandes iniciativas do Sebrae, por meio da educação empreendedora. Fortalecer a parceria com a Secretaria de Educação é levar uma temática essencial para a educação, e isso não tem preço”, afirmou.

