Boa Vista imunizou 7.347 mil animais no sábado, 12, segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Ao todo, 18 pontos foram distribuídos pela cidade com mais de 130 profissionais capacitados para atender o público-alvo. A meta é vacinar 35 mil cães e gatos em todo o município até o encerramento da ação anual.
Os atendimentos têm ocorrido em todos os bairros de Boa Vista, sempre aos sábados, das 8h às 17h e sem interrupção. Para a primeira etapa da campanha de imunização, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebeu 45 mil doses de vacina. A ação busca a prevenção da raiva em humanos através da imunização dos animais.
Cães e gatos com idade superior a três meses de idade estão aptos a ser imunizados durante a campanha. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, a transmissão da Raiva para o ser humano ocorre em casos acidentais. Logo, é necessário vacinar todos os animais para que a população fique segura.
“É indispensável que todos estejam sensibilizados com os cuidados dos animais de estimação. A Raiva é uma doença infecciosa, de alta letalidade e os dados apontam uma taxa de cura muito baixa para a doença, quando atinge seres humanos e pets. Imunizar nossos cães e gatos é uma forma de proteção e cuidado com a saúde da população do nosso município”, alertou.
Ao término das ações na área urbana, em setembro a campanha será levada para a zona rural e comunidades indígenas de Boa Vista, para garantir ampla cobertura. A assistente jurídica Eliane de Souza garante que tem a preocupação de deixar a caderneta dos animais de estimação em dia. A tutora aproveitou o ponto de imunização próximo de casa e levou o cãozinho Sushi para vacinar.
https://www.youtube.com/watch?v=lNessdNULbs
“Todo ano levo o meu cachorro para vacinar com a antirrábica. É algo tão simples de fazer. Sem contar que tenho a tranquilidade de saber que meu bichinho está seguro, saudável e ainda garanto a saúde de todo a minha família. Fiquei sabendo da campanha pela divulgação da prefeitura e me preparei para ir ao ponto de vacinação com o Sushi e foi bem rápido”, disse.
Confira os pontos de vacinação do próximo sábado
Jaqueline Pontes