Apagão: Após articulação de senador, Aneel envia equipe para analisar blackout em Roraima

Agência reguladora pretende reunir com empresas responsáveis pelo abastecimento e distribuição de energia elétrica no Estado. – Foto: Ascom Parlamentar

Técnicos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estarão em Roraima nesta terça-feira, 18, para averiguar as causas do apagão que deixou o Estado por mais de cinco horas desabastecido de energia elétrica no último sábado, 15, causando transtornos e insegurança nos 15 municípios.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Agência reguladora, Sandoval Feitosa, após reunião com o senador da República Hiran Gonçalves (PP-RR) na noite desta segunda-feira (17), em Brasília. “Quando houve a ocorrência eu fiz questão de avisar ao senador e colocar toda a infraestrutura da Aneel para naquele momento tentar salvar o que é essencial e retornar o trabalho o mais rápido possível”, disse Feitosa.

O pedido da reunião, destacou Hiran Gonçalves, foi atendido de forma rápida e a agência se colocou à disposição em colaborar para amenizar o sofrimento da população de Roraima. “E também discutimos o problema, o cronograma para instalação do nosso Linhão de Tucuruí e tomar medidas preventivas para que isso não ocorra novamente, para que não gere muito sofrimento nas pessoas, insegurança para quem trabalha em nosso Estado”.

Segundo a Roraima Energia em nota, concessionária responsável pela distribuição da energia elétrica na região, houve interrupção do fornecimento de todo o sistema em decorrência do desligamento do parque termelétrico e a recomposição teria ocorrido após coordenação do Operador Nacional do Sistema (ONS). As causas estão sob investigação.

Diante dos fatos, superintendentes da Distribuição e Transmissão da Aneel estarão em Roraima para reunião com as empresas para averiguar as causas e as responsabilidades para abertura dos processos de fiscalização, diagnóstico e responsabilização.

“Também será colocada uma reunião com todas as empresas, com as operadoras na próxima semana para que possamos fazer um amplo diagnóstica da situação de Roraima”, complementou Sandoval Feitosa. Além disso, a Agência elaborará relatório sobre a situação das obras do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Roraima ao Sistema Nacional de Energia (SNE).

Na quinta-feira, 20, a ONS realizará reunião virtual com os geradores Monte Cristo e Jaguatirica para identificação dos problemas.

 

 

Veja também

Topo