Após perda de filho para violência, pais poderão receber apoio psicológico gratuitamente

Parlamentares aprovaram oferta de terapia com 15 votos favoráveis; proposta seguirá para sanção governamental. – Foto: Jader Souza

Para ajudar pais, mães e responsáveis a enfrentar o luto, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou nesta terça-feira, 12, o Projeto de Lei nº 61/2021, apresentado pela deputada Aurelina Medeiros (PP), para oferecer apoio psicológico a quem perdeu filhos menores vítimas de violência.

Com isso, hospitais do Estado, com apoio de acadêmicos a partir do 6º ano de psicologia das universidades e faculdades de Roraima, ofertarão terapia semanal a estes pais e mães enlutados, como forma de amenizar o sofrimento e enfrentar o dia a dia sem o filho.

“Isso deve ser observado pelo psicólogo para avaliar qual a melhor técnica de intervenção, fazendo com que a pessoa perceba que consegue realizar novas tarefas”, justificou a deputada Aurelina Medeiros.

O sistema público de saúde deverá organizar e planejar esses atendimentos. Para isso, será necessária a apresentação da certidão de óbito da criança ou adolescente menor de 18 anos. A matéria recebeu 15 votos favoráveis dos parlamentares.

Yasmin Guedes

 

 

Veja também

Topo