Aprovados no concurso da Polícia Civil pedem que excedentes não seja eliminados

O MPRR pediu no dia 12 de setembro que o estado não elimine os mais de 200 candidatos fora das vagas e os aproveite em tempo oportuno. – Foto: Arquivo

Aprovados no concurso da Polícia Civil de Roraima (PCRR) nos cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Auxiliares e Peritos Criminais realizam movimento para defender a não eliminação dos candidatos aprovados em todas as fases do concurso. O grupo se reúne no Hemocentro nesta segunda-feira, 2, às 16h para realizar doação de sangue.

A ação visa sensibilizar o governador e o judiciário pela queda da cláusula de eliminação. O Ministério Público de Roraima (MPRR) pediu no dia 12 de setembro que o estado não elimine os mais de 200 candidatos fora das vagas e os aproveite em tempo oportuno. O pedido vem sendo feito pelo MPRR desde 2018 e atualmente encontra-se à espera da decisão do judiciário.

De acordo com o edital lançado em 2017, foram disponibilizadas 175 vagas distribuídas em 9 cargos. Nele há a regra editalícia que prevê que os candidatos aprovados em todas as fases, mas que estão fora do número vagas serão sumariamente eliminados.

Conforme levantamento realizado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) do ano de 2021, o número da defasagem da instituição já alcançava o patamar de 57%. Na data da análise a Polícia Civil dispunha de 779 (setecentos e setenta e nove) servidores efetivos, com uma defasagem naquele momento de 952 (novecentos e cinquenta e dois) cargos vagos, sendo que 284 (duzentos e oitenta e quatro) cargos decorriam de vacância, uma vez que haviam sido nomeados 1.063 (um mil, sessenta e três) servidores efetivos, considerando todas as nomeações realizadas decorrente do Concurso Público realizado em 2003.

Na última quinta-feira (28), o governador Antônio Denarium anunciou o aumento de mais 30 vagas distribuídas para 9 cargos, o que conforme os candidatos é insuficiente em vista da necessidade da instituição e o quantitativo de candidatos aptos disponíveis para suprir as vagas. A atitude causou revolta entre os aprovados, pois o aumento contemplou o cargo de delegado em detrimento aos demais.

Ampliação das vagas: 10 delegados; 1 perito (biologia/química); 5 escrivãos; 5 Agentes; 3 Auxilares de Perito; e 6 Auxiliares de Necropsia.

 

Veja também

Topo