O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), promove nesta segunda-feira, 18, uma capacitação voltada para a atualização de rotinas de campo e atividades do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti).
Conforme a gerente do NCFAD (Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosângela Santos, a atividade será realizada a partir das 8h, no auditório do CBM-RR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), sendo voltada exclusivamente para agentes de combate às endemias que atuam na capital.
“O objetivo dessa atualização é melhorar as atividades de LIRAa, que engloba a visita domiciliar no município de Boa Vista, fortalecer a capacidade operacional, visando índices, informações fidedignas para que o município possa realizar as ações de controle, de forma direcionada, objetiva e eficiente”, destacou.
No mais recente LIRAa, realizado no período de 17 a 21 de julho deste ano, 11 dos 15 municípios do Estado apresentaram risco alto para o desencadeamento de uma epidemia pela infestação do Aedes aegypti.
O mesmo levantamento constatou ainda que os depósitos passíveis de remoção, como bebedouros, vasos de plantas e o lixo doméstico, foram os principais focos de criadouros do mosquito.
Atualmente, segundo o NCFAD, Roraima apresenta 195 casos prováveis de dengue, distribuídos em 13 dos 15 municípios do Estado, o que representa um aumento de 225% em relação aos casos prováveis diagnosticados no ano de 2022.
“Dessa forma, o Governo vem junto aos municípios implementando várias atividades, intensificando ações que visem sempre melhorar a capacidade técnica de todos os profissionais que atuam no controle de vetores, mas especificamente nas arboviroses urbanas do Estado de Roraima”, completou Rosângela.
Minervaldo Lopes