
A Mostra Sawî, que vai reunir obras de artistas residentes em Roraima (de todos os gêneros), está com inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro. Idealizada pela artista visual Hipácia Caroline, a iniciativa propõe um encontro sensível entre o feminino, a fauna e a flora do Estado, além de estimular a criatividade e ampliar a difusão de expressões visuais que dialogam com as múltiplas camadas da identidade amazônica.
Serão selecionados 10 quadros pintados e 10 fotografias sobre o tema. A exposição será no complexo de Artes da Universidade Federal de Roraima – ao lado do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), com abertura marcada para o dia 12 de março, às 19h. Os trabalhos seguirão disponíveis para apreciação do público até 16 do mesmo mês, sempre a partir das 18h.
A partir de diferentes linguagens, as obras devem revelar narrativas que atravessam corpo, natureza e pertencimento, destacando a força criadora do feminino em diálogo com os ciclos naturais e a biodiversidade de Roraima. Dessa forma, Sawî (“piaba”, em macuxi) se configura como um espaço de escuta, contemplação e valorização da arte produzida no norte do país.
Com recursos da Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura, o projeto nasceu da vontade de criar um livro educativo voltado para o público infantil, que explicasse de forma simples a flora, a fauna e a cultura Macuxi, com um olhar especial para a cultura feminina de Roraima.

Segundo a proponente, a ideia sempre foi informar, principalmente, sobre temas que hoje em dia crianças e adolescentes já não têm tanto contato como antigamente: quais as espécies nativas de Roraima, as flores, os costumes e saberes tradicionais.
“Fiz pesquisas junto à comunidade Macuxi e também com biólogos e desse processo nasceu a Sawî, uma personagem que acabou dando nome à exposição. A partir dela, o projeto se expandiu e passou a pensar também em como os artistas podem usar suas obras como ferramenta de informação e ocupar espaços de exposição, levando esse conteúdo cultural de forma mais acessível”, disse a artista visual.
As inscrições podem ser feitas no site do projeto, onde constam os editais para ambas as categorias. A exposição vai contar com certificado aos artistas, disponibilização de trabalho para leilão e curadoria.
Para mais informações sobre este e outros projetos da artista, siga o perfil no Instagram: @hipaciacaroline.
