Aprovado na tarde desta terça-feira, 17, em sessão ordinária da (ALE-RR), o Projeto de Decreto Legislativo – PDL, nº 71/2023, de autoria do deputado Éder Lourinho (PSD), que declara de utilidade pública a Associação de Regentes de Bandas e Fanfarras Escolares de Roraima – ARBAFERR. Há mais de três anos a instituição vem proporcionando atividades de ensino de música e aperfeiçoamento de técnicas através de projetos sociais voltados para a comunidade.
De acordo com o parlamentar, a Arbaferr é uma instituição sem fins lucrativos e vem a cada dia trabalhando para a inclusão social de crianças, jovens e adultos, com o intuído de proporcionar atividade de musicalização, sempre com o objetivo de mostrar que através do ensino da música pode-se mudar gerações de jovens. “A música estimula a criatividade, aumenta atenção, estimula o equilíbrio afetivo e emocional”, ressaltou.
Lourinho frisou ainda que as bandas e fanfarras realizam um trabalho de popularização da música marcado pelo ensino musical, por meio do compartilhamento de conhecimentos musicais com fins educativos, culturais e sociais. Segundo ele, elas também têm um papel significativo no que diz respeito à formação e construção da identidade dos músicos mais jovens, daí sua importância.
Podemos dizer que o objetivo das fanfarras é minimizar o índice de indisciplina, evasão e reprovação nas escolas – diz o deputado –, justificando que desta forma as bandas e fanfarras exercem uma importante função de inclusãoe permitem afastar crianças e jovens da marginalidade social, o que acaba possibilitando uma melhora na qualidade de vida dos jovens envolvidos.
Francisco Paes